Province du Moçambique: Estado de emergência

Province du Moçambique: Estado de emergência

 

Ecos da Missão

Estado de emergência

 

Devido a propagação da pandemia do coronavírus, no dia 28 de Junho do ano em curso, o Estado moçambicano prorrogou por mais 30 dias o estado de emergência como uma das medidas de prevenção do contágio.

Embora o número dos casos de infeção aumente quotidianamente e tomando em consideração que as escolas também estão encerradas há três meses, o Estado moçambicano orienta para a retoma das aulas em fases sendo que a primeira fase está marcada para dia 27 de julho de 2020. Para o efeito, as escolas estão a se organizar e criar condições necessárias segundo a orientação do Estado. Deve se velar pelo saneamento do meio, fazer o reajuste dos planos de ensino, bem como a arrumação das salas de aulas respeitando o distanciamento para a segurança e evitar a contaminação entre os alunos, assim como a propagação do coronavírus.

Neste contexto, nós Irmãs para além de intensificar as nossas orações pelo mundo e pelo rápido controle da pandemia, estamos também a organizar as nossas escolas de modo a responder às orientações emanadas do Estado para a reabertura das escolas.

Alguns encarregados de educação bem como alguns alunos entrevistados sobre a reabertura das escolas, mostram-se receosos e com medo de retomar as aulas enquanto não se encontrar remédios que tratem a doença do coronavírus. Pelo que alguns pais optam por anular as matrículas.

Estamos todos na espectativa de ver como serão os próximos dias. Rezamos na esperança de que Deus vai iluminando o mais rápido possível os que estão empenhados na busca de soluções para esta pandemia.

Irmã Carla Tomás Matsinhe, pm.

shares