“Já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim.”
Gl 2, 20

A Escola Francesa de espiritualidade do Cardeal Pierre Bérulle, teve uma profunda influência no desenvolvimento espiritual da nossa Congregação. Enquanto Fundadora, Maria Rivier foi formada de maneira intensiva pelo seu diretor espiritual M. Pontanier, um padre sulpiciano. Para melhor compreendermos os pensamentos, os ensinamentos, os escritos, as devoções e as atividades apostólicas de Maria Rivier, é importante estarmos familiarizados com as principais características da Escola Francesa de Espiritualidade:

  • O sentido da presença de Deus, da oferenda de si mesmo e da adoração;
  • Uma relação com Jesus, o Verbo Encarnado, vivida principalmente em comunhão com os seus mistérios;
  • Uma grande devoção ao Espírito Santo, o Espírito de Cristo ressuscitado;
  • O amor e a devoção a Maria, Mãe de Deus;
  • Um sentido místico da Igreja como Corpo de Cristo, que dá continuidade e cumprimento à vida de Jesus, à sua oração e à sua missão;
  • Um compromisso apostólico e missionário extremamente forte.

Estes aspetos da Escola Francesa de espiritualidade encarnaram na vida de Maria Rivier. Podemos vê-los na sua união aos mistérios de Jesus Cristo, o seu amor à Virgem Maria, à Cruz, ao Evangelho, à Igreja, às bem-aventuranças, aos pobres, às crianças e aos jovens.

Hover Box Element

O nosso estilo de vida

 

O nosso estilo de vida, enquanto Irmãs da Apresentação de Maria encontra o seu sentido e a sua alegria, na nossa profunda adesão à pessoa de Jesus Cristo e na nossa relação com a Virgem Maria. Os escritos da nossa fundadora Maria Rivier, convidam-nos continuamente a Seguir Jesus Cristo e agir segundo o seu espírito, (C 2) e a sermos as filhas de Maria, chamadas a viver como ela em estado de adoração e de oferenda diante de Deus, caminhando na sua presença no amor .