APROFUNDAMENTO 2020

APROFUNDAMENTO 2020

Sem podermos ir à Gravenne, este lugar tradicional, vivemos no fim de semana passado a Via Sacra que Maria Rivier gostava de fazer com as crianças e que todos os grupos em Aprofundamento ainda fazem quando vão a Montpezat.  A nossa teve lugar aqui em Castel, o COVID 19 a isto no obrigou!

Para viver estas 29 estações, partimos do Sagrado Coração de Jesus e, contornando o jardim, fomos até à casa de São José e depois para a Casa Geral.  Em cada lugar uma simples cruz de madeira nos acolhia e nos convidava à oração.   Ao caminharmos por este caminho, fizemos memória em todos os mistérios da vida de Jesus: foi um caminho de cruz e de glória, vivido com grande fervor.

A nossa última estação foi na capela da Casa Geral, onde a Madre Maria dos Anjos nos esperava.  Ali vivemos uma celebração de entrega das cruzes verdes, cruzes de esperança para nós hoje.

Na semana de 11 a 15 de maio, estudámos Maria Rivier usando o livro do Padre Lassus: Chama de Fogo.  Exploramos, em forma de apresentações individuais, os títulos que o autor deu a Maria Rivier: 1. Uma mulher interior, 2. Uma apaixonada por Jesus Cristo, 3. A Apóstola com coração de fogo, 4. O arauto do Evangelho, 5. A Esposa do Cordeiro, 6. A Mãe.  Cada uma, através do seu tema, ressaltou, em primeiro lugar, as qualidades que reconhecemos em Maria Rivier e que são vistas no texto de Lassus.  Depois, fomos convidadas a encontrar essas mesmas qualidades na nossa Regra de Vida e a testemunhar concretamente como as temos visto na vida quotidiana das Irmãs da Apresentação de Maria, com as quais temos contactado.   Percebemos que o fogo da madeira da cruz, tão amada por Maria Rivier, incendeia ainda hoje as suas filhas.

No dia 13 de Maio, celebrámos Nossa Senhora de Fátima com uma procissão e o terço na Gruta.  O Padre Lassus escreveu: “Penso poder afirmar que Maria Rivier sempre viveu com Maria, tudo fez por meio d’Ela e para Ela”. Que assim seja para nós, filhas de Maria Rivier, ainda hoje.

shares