Como são belos sobre os montes
os pés do mensageiro que anuncia a paz, que apregoa a boa-nova
e que proclama a salvação! Que diz a Sião:
“O rei é o teu Deus”! »
- Is 52,7 -

A autoridade na Congregação é essencialmente espiritual.
Vem de Cristo pela mediação de Igreja e exerce-se em seu nome:
deve sempre apresentar o rosto do amor.

Estamos felizes por estarmos ao serviço de cada irmã, de cada Província, Região, Missão da Apresentação de Maria. Procuramos sempre estar à escuta do que o Espírito quer para nós, hoje. Tenho a alegria de vos apresentar todas as conselheiras que, ao longo dos próximos seis anos formarão o novo Conselho geral.

Madre Maria dos Anjos Alves, pm

 

Irmã CHARITO GORGONIO da Província das Filipinas nasceu a 18 de setembro de 1964 em Davao. Fez a sua primeira Profissão no 1º de maio de 1988. Ensinou nas nossas escolas PM/AM nas Filipinas durante sete anos; fez pastoral no campus da escola e foi assistente para a Pastoral das vocações. Durante os cinco anos que viveu em Sligo, Irlanda, esteve comprometida na Pastoral da dos Jovens e no Apostolado da adoração eucarística na paróquia da Catedral. Esta missão é o apostolado principal da comunidade. Durante este período, participou nos encontros da Pastoral das Vocações Europeia. A Ir. Charito regressou ao seu país depois da sua formação de formadores em Roma e trabalhou na formação das Jovens irmãs da Província das Filipinas. Foi conselheira provincial e eleita conselheira geral no Capítulo de 2011. Em 2017, foi eleita para um segundo mandato e eleita Assistente geral.
A maior alegria do seu serviço consiste em conhecer cada uma das irmãs da Congregação, as realidades de que são feitas as suas vidas. Os seus gostos são variados: leitura, cozinha, arte, cuidar de plantas. Aprecia muito a tranquilidade, a calma de Castel Gandolfo que leva à oração e intimidade com Jesus. A oração-jaculatória que lhe sai do coração: “Sim, Senhor! Tu sabes que te am.”

Irmã Luísa Benoît nasceu a 11 de fevereiro de 1945 em Drummondville, Província do Québec, Canadá. Fez os seus estudos nas Irmãs da Apresentação de Maria; foi assim que as conheceu e amou, desde a infância. Depois da profissão, a 3 de julho de 1966, prosseguiu os estudos e ensinou durante vinte e um anos no secundário, nas nossas instituições. Foi animadora de pastoral e responsável de residências de estudantes. Exerceu os cargos de conselheira e secretária provincial, e animadora da Associação Maria Rivier.
Gosta de “recarregar baterias” na leitura dos escritos de Zundel. É simples, alegre, responsável e prestável. Gosta de filmes e de livros de investigação policial, fazer puzzles, jogar às cartas e fazer caminhadas. Uma palavra que a acompanha e alimenta a sua esperança: Eu estarei sempre convosco até ao fim dos tempos (Mt 28, 20).

 

Irmã Claudette Casavant vem da Província de Prince Albert, Canadá. Nasceu a 15 de dezembro de 1950. A sua vocação à Apresentação de Maria foi marcada pelo testemunho alegre vivido pelas irmãs que ensinavam na sua pequena aldeia de Vawn. Fez a sua primeira profissão no dia 14 de agosto de 1971 e, hoje ainda, quer continuar a viver esse SIM com entusiasmo e fervor. No decurso dos anos, recebeu uma formação profissional em educação, formação religiosa e acompanhamento espiritual. Viveu ricas experiências com superiora local, conselheira provincial, professora, formadora, acompanhante e administradora de uma paróquia. A Ir. Claudette não é para nós uma estranha, uma vez que já viveu dois mandatos como Conselheira geral. A sua grande alegria, ao longo destes anos, foi conhecer a Congregação por dentro, através das visitas, sessões, e encontros internacionais, assim como pela sua implicação no aprofundamento das nossas jovens irmãs em Castel. A Palavra de Deus que a alimentou sempre e a sustentou, encontra-se no livro do Profeta Isaías: Não temas, Eu estou contigo! Tu és precioso a meus olhos que te estimo e te amo! (Is.43)

Irmã Ginette Badiane nasceu em 1961 em Dakar. Em outubro de 1983, entra no postulantado. Faz a sua primeira profissão em Gâmbia, a 7 de setembro de 1986. Depois da sua formação pedagógica, inicia uma curta carreira de professora do ensino primário em Bignona, em seguida em Affiniam. A 11 de julho de 1992, faz a sua profissão perpétua, em França, rodeada das Irmãs da Casa-Mãe. Após sete belos anos em Affiniam, é enviada para França, para a formação em vista do Noviciado. Em 2000 é nomeada mestra das noviças e abre o Noviciado em Yoff e mais tarde em Rufisque. Desde 2010, é superiora provincial das Irmãs do Senegal/ Burkina Faso. O Capítulo geral 2017 interrompe o seu segundo mandato e arranca-a ao seu querido Senegal.
A Ir. Ginette gosta de cantar, mesmo que nunca tenha pertencido a um grupo coral. O seu passatempo favorito: ler, ouvir música e fazer crochet. A Palavra de Deus que a estimula é “Sem mim nada podeis fazer” (Jo 15, 5).

A Irmã Hortência Fernando Tivane Ubisse nasceu em Magude-Maputo-Moçambique, a 27 de junho de 1971. Encontrou as Irmãs da Apresentação de Maria na sua paróquia e gostou do nome de «Apresentação de Maria”. Começou o seu percurso vocacional e entrou para a Congregação em 1988. Fez a sua primeira profissão a 2 de fevereiro de 1994 e a profissão perpétua a 18 de novembro de 2001. Fala a sua língua materna “changana”, o português e o francês. Fez a sua formação como professora de matemática e de biologia, e, em seguida, obteve um diploma em ciências religiosas. Trabalhou como docente durante onze anos nas escolas públicas e na Congregação. Serviu a sua Província na pastoral, na educação, na animação do grupo dos Associados e das leigas consagradas, foi conselheira e assistente da Superiora provincial.
A Irmã Hortência gosta da leitura de livros espirituais e de psicologia, e de cozinhar. A Palavra de Deus que a anima a sua caminhada com Cristo é: “Ainda que os montes sejam abalados e tremam as colinas, o meu amor por ti, nunca mais será abalado” (Is 54, 10).

Irmã Kelly Connors nasceu em Providence, Rhode Island, nos Estados-Unidos, em 1969. Professou a 16 de julho de 1995. A partir daí viveu várias experiências. Depois dos seus estudos de teologia, a Ir. Kelly animou retiros de um dia ou de um fim-de-semana e ensinou nos níveis secundário e universitário. Também fez parte do pessoal na Universidade Rivier e na Casa de Oração Our Lady of Hope. A Ir. Kelly completou os estudos em Direito canónico na Universidade de S. Paulo em Ottawa, Ontario, Canadá. Com uma especialização em Direito da Vida Consagrada, o Direito Canónico abriu-lhe várias possibilidades: trabalho para dioceses. Ensino em Universidades, animação de retiros sobre a vida religiosa e os votos, sessões e conferências para religiosos/religiosas e seus colaboradores, e consultas junto de religiosos/religiosas bem como das suas equipas de leadership. Fala inglês e o seu francês vai melhorando gradualmente. Está contente por aprender, pouco a pouco, o italiano.
A Irmã Kelly gosta dos filmes, das montanhas e das longas caminhadas; gosta também de se descontrair, em casa. Uma palavra da Escritura que é fundamental no seu caminho de fé: «Deus enche de bens os famintos» Lc 1, 53.