ECOS DA CASA GERAL

ECOS DA CASA GERAL

 

A força da esperança

Estamos em junho e temos a alegria de dizer que não só sobrevivemos aos longos meses de confinamento, como estamos em grande forma. A vida continua, a nossa viagem continua, apesar da presença do Covid-19 e do seu impacto no nosso trabalho, nas nossas relações e na vida comunitária.

No início, o ambiente de receio e ansiedade foi fortemente sentido.  Carregámos a incerteza do futuro na fé, na esperança e no amor, assim como no silêncio e na oração. A graça de Deus nunca falta.

Quando os nossos empregados já não podiam viajar para o trabalho, todos nós partilhávamos as tarefas domésticas.  Cada um encontrou a sua própria forma de se manter em forma. O confinamento também nos encorajou a cuidar da Mãe Terra através da jardinagem e do aumento da reciclagem. Os dias passaram, e nós estávamos ocupados com tudo o que podia dar vida. Agradecemos ao senhor Daniele que se ocupou das compras para as necessidades básicas da comunidade.

A orientação “ficar em casa” impossibilitou a peregrinação das nossas irmãs que estiveram no ano de aprofundamento Internacional. As sessões em casa foram de três meses ou mais e algumas das reuniões internacionais da Congregação tiveram de ser adiadas. Concordámos em ficar em casa, o que para todos nós significava saúde e segurança, solidariedade e ajuda fraterna.

A Internet provou ser um presente de Deus para a humanidade. Seguimos as orações online dirigidas pelo Papa Francisco, assim como muitos participantes na ciber-pazza. A fé tem sido o nosso bastião nestes tempos difíceis e continuámos a acreditar…

A Covid-19 alterou os nossos hábitos habituais de saudação. Abraços e apertos de mão quentes foram evitados. Sentimo-nos distantes e aparentemente indiferentes, mas no nosso coração sabíamos muito bem que “nada nos pode separar do amor de Cristo”. (Rm 8, 39) A pandemia certamente não amorteceu o nosso sentido de celebração. Celebrávamos aniversários e festas; cantávamos o Aleluia Pascal com maior fé no poder da Ressurreição!

O mês de maio trouxe um sentimento de libertação interior à medida que a Itália reabria as suas fronteiras e voltava ao trabalho e as Igrejas retomavam a celebração da Eucaristia com os fiéis. Durante este mês dedicado a Maria, honrámo-la especialmente e demos-lhe graças por ter viajado connosco, com esperança, alegria mais profunda e confiança no nosso Deus amoroso. Unimos a nossa oração do Rosário com a de milhões de pessoas em todo o mundo que também rezavam pela nossa humanidade sofredora. Agradecemos ao P. Ska por ter celebrado connosco a festa diária da misericórdia amorosa de Deus na Eucaristia.  

Gradualmente, as nossas Irmãs do aprofundamento puderam regressar aos seus países. O Covid-19 permitiu-nos experimentar juntas o Deus que viaja connosco, o Deus que é amor e misericórdia. Muitas coisas aconteceram que são dignas de ponderar em nossos corações.

O que será o nosso mundo no pós-COVID -19? A Madre Maria dos Anjos fez-nos esta pergunta na sua carta circular da Páscoa: Que contributo podemos dar para a construção dum mundo que está a emergir e que quer ser diferente?

Uma das contribuições que podemos fazer é mencionada pelo Papa Francisco na sua homilia durante o II Domingo da Páscoa de 2020:  “… mostremos misericórdia para com aqueles que são mais vulneráveis; pois só na Misericórdia construiremos um mundo novo”.

shares