OS LEIGOS CONSAGRADOS

Anda na minha presença

(photo credit:Internet)

24 de setembro

Presença: Mais de 100 irmãs e 35 leigos.

Apresentação:

cada participante partilhou o que mais a fascina na espiritualidade e no carisma de Marie Rivier.  Aqui estão algumas das respostas:

Sentido de oferta, do dom total – Evangelho aberto – Fé – oração – espírito de adoração – confiança na Providência – Amor à Virgem Maria

Zelo – coragem para ensinar Jesus Cristo – simplicidade – humildade – amor aos pobres Ela vai para além da sua deficiência – vamos juntar-nos

Palavra de boas-vindas

Madre Maria dos Anjos Alves, Superiora Geral

Esta é a primeira vez na história da nossa Congregação que estamos juntos: irmãs e leigos consagrados.  Juntos em direção ao futuro!  Marie Rivier: “ardo no desejo de vos ver seguir Jesus Cristo… Onde quer que estejamos, o Senhor convida-nos a ser a sua presença.  “O menor movimento de amor puro é mais útil para a Igreja do que todas as obras juntas. (Teresa de Lisieux) Hoje, o Senhor chama-nos a ser profetas.

Interiorização

Caminhai na minha presença… No caminho de Emaús

No caminho de Emaús, Jesus explica as Escrituras, as provações dos profetas.  O sofrimento dos justos entra na visão misteriosa de Deus.  Quando ele morre, nunca esteve tão perto de Deus, nunca esteve tão perto do homem perdido, nunca Deus teve tão próximo da pessoa humana. (inspirado por Éloi Leclerc, Le Royaume caché) O Espírito é-nos dado, podemos amar com um amor infinito.  Fermento e Luz para o mundo!

Marie Rivier: Apelo à santidade

Irmã Marie May Lausier, p.m.

É o Espírito Santo que santifica.  Quem é esta mulher que nos chama à santidade?

Segundo vários autores, Marie Rivier é: uma grande missionária, uma gigante espiritual, uma carismática, uma profetisa, uma mulher ensinada por Deus, uma chama viva, uma mística em constante crescimento no amor.

Através do nosso batismo, participamos na vida de Cristo. Marie Rivier convida-nos a ser dóceis à graça.  O mistério da virgindade é o da união mística, à qual todos são chamados de formas diferentes… (Regra de Vida, C 24)

Marie Rivier falou-nos da bondade do Pai como um caminho para a santidade.  Devemos refletir a bondade de Deus, como o Bom Pastor.  A Eucaristia transforma-nos num outro Cristo: pensemos, falemos e atuemos como o nosso bom Salvador.

Voto de Castidade

Irmã Kelly Connors, canonista

A Irmã Kelly explicou a diferença entre o voto público, feito pelos religiosos, e o voto privado, feito pela pessoa em seu próprio nome.  Os leigos consagrados comprometem-se a viver o voto privado de castidade no celibato.  Eles fazem parte da família espiritual da Apresentação de Maria. 

Palavra final

Madre Maria dos Anjos Alves, Superiora Geral

Alguns dos seus pensamentos:

É bom estarmos juntos, partilhar e conhecermo-nos melhor. Jesus Cristo é a vossa luz, a vossa força e a vossa alegria.  É com ele, e por ele que se fareis o bem.  Maria Rivier.

Muito obrigada pelos vossos testemunhos, pela vossa alegria, pela vossa esperança!

Últimos agradecimentos e saudações.  Feliz adeus!

 

22 de setembro de 2021

Presenças: Conselho geral, Superiores Províncias, Regionais, Coordenadoras, Responsáveis dos grupos

Num primeiro momento, as participantes foram convidadas a apresentar-se e a dizer o que as fascina nos Laicado consagrado na Apresentação de Maria.  Eis alguns exemplos:

  • Viver mais profundamente o seu baptismo
  • Os leigos consagrados são uma vocação, um apelo do Espírito
  • Conhecer cada vez mais Jesus Cristo e Maria RivierPartilhar o carisma de Marie Rivier, um carisma sempre vivo e em crescimento, um dom para a Apresentação de Maria e para a Igreja
  • Criar unidade a nível humano e espiritual, partilhando em profundidade…

Boas-vindas

Boas-vindas da Madre Maria dos Anjos Alves, Superiora geral

Jesus está lá, no coração do que vivemos e por isso podemos segui-lo com toda a confiança, com os nossos irmãos e irmãs…

Marie Rivier é toda penetrada da presença de Deus que habita o seu coração. No seu coração, constrói a sua vida, encontra a sua força, a sua alegria.

Ela não faz nada sem ELE.  Estende-lhe a mão constantemente … é o trabalho do coração, a oração contínua.  A sua vida em Deus é a sua missão. 

Esta misteriosa realidade de identificação com Cristo na vida e na acção é todo um programa de santidade que Marie Rivier nos oferece.

É este programa, este testemunho de vida, que devemos transmitir aos leigos consagrados, a fim de os ajudar a acolher e viver estes novos tempos que o Espírito Santo nos prepara em Igreja, com os nossos irmãos e irmãs em humanidade.

Interiorização

Interiorização sobre o tema Caminhar na minha presença… no caminho de Emaús

Através do seu sofrimento e da sua morte como criminoso, Jesus torna-se próximo da humanidade perdida e aproxima-a do Pai… Jesus está perto de nós, caminha connosco nas nossas penas, nos nossos sofrimentos e deceções, enquanto caminhava com os seus discípulos no caminho de Emaús…

Acompanhamento Espiritual

Reflexão sobre o acompanhamento espiritual.  Quais são as atitudes do acompanhador espiritual?

            Generosidade, abertura do coração, responsabilidade

            Acolhimento, escuta, proximidade, compaixão

            Oração ao Espírito Santo, humildade, mansidão, flexibilidade

            Olhar respeitoso, confiança

Voto privado de castidade

Com a Irmã Kelly Connors, canonista: intercâmbio sobre o voto privado de castidade vivido pelos leigos consagrados na família espiritual da Apresentação de Maria.

Partilha de experiências originais, criativas

Partilha de experiências originais, criativas que nos ajudam a crescer

  •             Animação feita pelos membros cada um por sua vez
  •             Formação das pessoas interessadas na vida consagrada
  •             Lectio divina gravada e transmitida na rádio
  •              Abertura, crescimento, criação de unidade no grupo, equilíbrio entre seriedade e descanso
  •             Partilhar a fé na família, rosário, comunicar as alegrias e os sofrimentos