Apresentação da Novena 2020

A novena deste ano, convida-nos a lançar o nosso olhar sob Maria, modelo de escuta da Palavra de Deus. O Papa Francisco, nas suas diferentes intervenções, não cessa de nos recordar que cada um de nós traz no seu coração a semente da Palavra. Cabe a cada batizado fazê-la frutificar, distinguindo de entre tantas vozes e tantas palavras, a do Senhor, único que nos torna livres. Ele encoraja-nos a “habituarmo-nos a escutar a Palavra de Deus” convidando-nos a termos sempre connosco uma Bíblia. Ele instaurou o 3º domingo do tempo comum, o domingo da Palavra de Deus.

A novena começa com o prólogo de S. João: No princípio existia o Verbo; o Verbo estava em Deus; e o Verbo era Deus (Jo 1, 1) e termina com o convite feito pela Virgem: Fazei o que Ele vos disser (Jo 2, 5). 

Inspiradas por Maria, colocamo-nos à escuta da Palavra, conscientes de que o nosso relacionamento pessoal e comunitário com Deus depende do incremento da nossa familiaridade com a Palavra divina (Verbum Domini, 124). Que Maria, a Virgem do silêncio, mulher atenta ao Espírito, sempre à escuta da Palavra, nos acompanhe e nos obtenha a bênção do Pai, para que um novo começo possa verdadeiramente acontecer, no coração de cada irmã da Apresentação.

 

Em comunhão com as minhas conselheiras, desejo-vos uma fervorosa novena e uma belíssima festa da Apresentação de Maria,

Maria dos Anjos Alves, pm

Superiora geral

Sábado, 21 novembro 2020 Em comunhão com toda a família espiritual de Maria Rivier

Sexta-feira, 20 novembro 2020 Em comunhão Gâmbia, Senegal, Burkina Faso

Irmãs da Apresentação de Maria, estamos, apesar da nossa fraqueza, ao serviço da Palavra… C 107

Virgem Maria,

tu és a nossa Mãe e Guardiã,

roga por nós: que nos comprometamos

pela salvaguarda da Criação

e a promoção de uma ecologia integral.

Palavra de Deus

Fl 2, 5-8

Tende entre vós os mesmos sentimentos, que estão em Cristo Jesus: Ele, que é de condição divina, não considerou como uma usurpação ser igual a Deus: no entanto, esvaziou-se a si mesmo tomando a condição de servo. Tornando-se semelhante aos homens e sendo, ao manifestar-se, identificado como homem rebaixou-se a si mesmo, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.

Comentário

“Desejo que o zelo vos devore como São Francisco Xavier, que disse que enquanto houver um canto da terra onde Jesus Cristo não seja conhecido, o seu zelo o devorará e o secará; trabalhai para estabelecer o seu reinado em todos os corações. É necessário para isso que o vosso seja ardente do seu amor; ele o será na proporção em que trabalhareis para o conhecer, e que meditareis sobre ele”.

Maria Rivier

Prions

Quinta-feira, 19 novembro 2020 Em comunhão Moçambique, Camarões, Gana

A palavra de Cristo habite em vós com toda a sua riqueza! Cl 3, 16

Virgem Maria,

no Cenáculo tu presidiste à oração

dos Apóstolos e esperaste o Espírito,

roga por nós:

que a celebração do 225º aniversário

da Fundação da nossa Congregação seja

fonte de renovação espiritual.

Palavra de Deus

Is 55, 10-11

Assim como a chuva e a neve descem do céu, e não voltam mais para lá, senão depois de empapar a terra, de a fecundar e a fazer germinar, para que dê semente ao semeador e pão para comer, o mesmo sucede à palavra que sai da minha boca: não voltará para mim vazia, sem ter realizado a minha vontade e sem cumprir a sua missão.

Comentário

Não quero saber nada entre vós senão Jesus Cristo, 1Cor 2, 2. Sinto tão fortemente a necessidade de nos formarmos em Jesus Cristo que, doravante, não quero falar-vos senão dele. Que renovação se faria em todo o Corpo se todas nós nos aplicássemos ao conhecimento de Jesus Cristo, se estudássemos este grande livro que fez todos os Santos. Maria Rivier

Oremos

Quarta-feira, 18 novembro 2020 Em comunhão com Peru, Brasil

…Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática…. Lc 8, 21

 

Virgem Maria, discípula atenta e silenciosa,

meditaste a Palavra no teu coração,

roga por nós:

que tenhamos sempre a coragem

de dar razões da esperança

que está em nós.

 

Palavra de Deus

Mt 12, 46-50   

Estava Ele ainda a falar à multidão, quando apareceram sua mãe e seus irmãos, que, do lado de fora, procuravam falar-lhe. Disse-lhe alguém: “A tua mãe e os teus irmãs estão lá fora e querem falar-te”. Jesus respondeu ao que lhe falara: “Quem é a minha mãe e quem são os meus irmãos?” E, indicando com a mão os discípulos, acrescentou: “Aí estão minha mãe e meus irmãos; pois, todo aquele que fizer a vontade de meu Pai que está no céu, esse é que é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.

 

Comentário

A melhor motivação para se decidir a comunicar o Evangelho é contemplá-lo com amor, é deter-se nas suas páginas e lê-lo com o coração. Se o abordamos desta maneira, a sua beleza deslumbra-nos, volta a cativar-nos vezes sem conta.  Por isso, é urgente recuperar um espírito contemplativo, que nos permita redescobrir, cada dia, que somos depositários dum bem que humaniza, que ajuda a levar uma vida nova”.  Papa Francisco, Evangelii Gaudium,

Oremos:

Terça-feira, 17 novembro 2020 Em comunhão com Québec, Prince Albert, Estados-Unidos

Feliz de ti que acreditaste…. Lc 1, 45

Virgem Maria, resplandecente da presença de Deus,

roga por nós:

que sejamos testemunhas do Deus vivo,

pessoas contagiosas de Deus.

Palavra de Deus

Lc 1, 39-47

Por aqueles dias, Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se à pressa para a montanha, a uma cidade da Judeia. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino saltou-lhe de alegria no seio e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Então, erguendo a voz, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. E donde me é dado que venha ter comigo a mãe do meu Senhor? Pois, logo que chegou aos meus ouvidos a tua saudação, o menino saltou de alegria no meu seio. Feliz de ti que acreditaste, porque se vai cumprir tudo o que te foi dito da parte do Senhor”. Maria disse, então: “A minha alma glorifica o Senhor e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador!” 

Comentário

À saudação cheia de admiração de Isabel, Maria responde, por sua vez, louvando o Senhor: Minha alma exalta o Senhor, exulta o meu espírito em Deus, meu Salvador! Maria proclama as maravilhas que Deus realizou na sua pequenez, maravilhas essas que Ele vai realizar em todos aqueles que o temem, ou seja naqueles que tiverem o coração humilde, os humildes e os pequenos”.

– Escritos de família –

Oremos

Feliz de ti que acreditaste…. Lc 1, 45

Virgem Maria, resplandecente da presença de Deus,

roga por nós:

que sejamos testemunhas do Deus vivo,

pessoas contagiosas de Deus.

Palavra de Deus

Lc 1, 26-38   

Ao sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem chamado José, da casa de David; e o nome da virgem era Maria. Ao entrar em casa dela, o anjo disse-lhe: Salvé, ó cheia de graça, o Senhor está contigo. Ao ouvir estas palavras, ela perturbou-se e inquiria de si própria o que significava tal saudação. Disse-lhe o anjo: Maria, não temas, pois achaste graça diante de Deus. Hás-de conceber no teu seio e dar à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus. Será grande e vai chamar-se Filho do Altíssimo. O Senhor Deus vai dar-lhe o trono de seu pai David, reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim. Maria disse ao anjo: como será isso, se eu não conheço homem? O anjo respondeu-lhe: o Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo estenderá sobre ti a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer é Santo e será chamado Filho de Deus. Também a tua parente Isabel concebeu um filho na sua velhice e já está no sexto mês, ela, a quem chamavam estéril, porque nada é impossível a Deus. Maria disse, então: Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra.

Comentário

“Ao dizer-se Serva do Senhor, Maria a cheia de Graça, exprime a sua total disponibilidade, mas também a sua fé profunda na bondade de Deus, que quer apenas a felicidade da Sua criatura. Em Maria, a glória de Deus entra no mundo através da porta da humildade e da pobreza. O que importa para Maria é o desígnio de Deus e não o seu, é a glória de Deus e não a sua. Ela somente quis existir para Deus. 

Oremos

Ninguém vive para si mesmo, dirá São Paulo, se vivemos, vivemos para o Senhor; se morrermos, morremos para o Senhor. Portanto, quer vivamos, quer morramos, pertencemos ao Senhor (Rm 14,7-8).”                   – Escritos de família –

Domingo, 15 novembro 2020 Em comunhão com França, Portugal, Suíça e Itália

Ouvi, ó casa de Israel, a palavra que o Senhor vos dirige. Jr 10, 1

 

Virgem Maria, sinal de esperança e de consolação

para a Igreja a caminho, roga por nós:

que continuemos a identificar e a ir ao encontro

“das periferias”, a fim de sermos como Maria Rivier,

uma presença de compaixão à nossa volta

Palavra de Deus

Mt 7, 24-27     

Todo aquele que escuta estas minhas palavras e as põe em prática é como o homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, engrossaram os ventos contra aquela casa; mas não caiu, porque estava fundada sobre a rocha. Porém, todo aquele que escuta estas minhas palavras e não as põe em prática poderá comparar-se ao insensato que edificou a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, engrossaram os rios, sopraram os ventos contra aquela casa; ela desmoronou-se, e grande foi a sua ruína.

Comentario

 

“O discípulo (que vem do verbo latino dìscere = aprender) vai à escola para aprender. Na escola da Palavra feita carne, ele aprende que o primeiro serviço a ser prestado a Deus – e a todos – é ouvir. A relação começa por escutar e não por “fazer”. Depois, quando a Palavra se torna um olhar, temos a contemplação. Ouvindo o Senhor e as suas palavras, como fez o profeta Jeremias: Quando encontrei as tuas palavras, devorei-as; eram a minha alegria, o deleite do meu coração, porque o teu nome foi invocado sobre mim, Senhor, Deus do universo (Jr 15,16).

Oremos

O Pai diz: Este é o meu Filho amado, em quem encontro a minha alegria: ouçam-no! (Mt 17, 5; cf. também Lc 9, 35; Mc 9, 6): “Escutai Jesus” e tornar-vos-eis Jesus na escuta.

Escutar a Deus é compreendê-Lo, aceitá-Lo, deixá-Lo entrar e permanecer em nós. A hospitalidade humana é agir de forma a que outros vivam connosco. A hospitalidade cristã é agir de modo a que o Outro (Deus) e os outros habitem em nós”.                            Papa Francisco

Sábado, 14 novembro 2020 Em comunhão com Japão – Filipinas – Vietname

… Louvo-te, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondes te estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos… Lc 10, 21

Virgem Maria, modelo dos pequenos,

a quem o Pai dá a conhecer os segredos do Reino,

roga por nós:

que neste momento da nossa história,

possamos permanecer abertas

à novidade que o Espírito quer trazer às nossas vidas.

Palavra de Deus

Sb 9, 1-11

Deus dos nossos pais e Senhor de misericórdia, que tudo criaste pela tua palavra, que formaste o homem pela tua sabedoria, a fim de que dominasses sobre todas as criaturas que chamaste à existência, governasse o mundo com santidade e justiça e exercesse o julgamento com retidão de espírito, dá-me a sabedoria que se senta junto do teu trono e não me excluas do número dos teus filhos. Pois eu sou teu servo e filho da tua serva, homem débil e de vida breve, incapaz de compreender a justiça e as leis. Mesmo que alguém fosse perfeito entre os homens, sem a sabedoria que vem de ti, seria nada. Tu me escolheste como rei do teu povo, como juiz dos teus filhos e filhas. Tu me mandaste construir um templo no teu monte santo e um altar na cidade da tua morada, à imitação da tenda santa que preparaste desde o princípio. Contigo está a sabedoria, que conhece as tuas obras, que estava presente quando fazias o mundo, e que sabe o que é agradável a teus olhos e o que é reto segundo os teus mandamentos. Envia-a, pois, do teu santo céu, digna-te enviá-la do trono da tua glória, para que assista nos meus trabalhos, e eu conheça aquilo que te é agradável. Pois ela sabe e compreende tudo, guiará os meus atos com prudência e me protegerá com a sua glória.

Comentário

“Sinto tal necessidade de que nos formemos em Jesus Cristo, de que pratiquemos as suas virtudes, nas nossas vidas, que de agora em diante quero somente falar-vos d’Ele, e este bom Salvador leva-me a isso, porque Ele quer ser amado e servido por nós de modo singular. Que eu possa, todos os dias, ir ao encontro de todas as minhas queridas filhas, e estar no meio de suas crianças, para dizer-lhes sem cessar: Estudai Jesus cristo, amai Jesus Cristo, imitai Jesus Cristo, fazei-o conhecer e amar por toda a parte”. Maria Rivier

Oremos:

Sexta-feira, 13 novembro 2020 Em comunhão com as noviças, as formadoras e todas as jovens em formação, na festa de Santo Estanislau Kostka

NO PRINCÍPIO existia o Verbo, o Verbo estava em Deus; e o Verbo era Deus. Jo 1, 1

Virgem Maria, Mulher plenamente atenta à Palavra,

roga por nós:

que saibamos oferecer as nossas vidas

para que a obra da glória de Deus se realize

no nosso mundo.

Comentário…

 

“Ardo no desejo de vos ver no seguimento de Jesus Cristo e quereria encontrar entre vós esta vontade constante de viver unicamente para Deus, de procurar agradar-Lhe em todas as vossas obras, sem vos buscardes em nada a não ser o seu divino amor”.       

  –  Maria Rivier –

Oremos…