História da Fundação

As Irmãs da Apresentação de Maria, fundadas pela Beata Ana-Maria Rivier em Thueyts, França, em 1796, chegaram pela primeira vez ao Novo Mundo em 1853, a Marieville, P.Q., Canadá. Nessa época, muitos canadianos franceses tinham começado a imigrar para os centros industriais da Nova- Inglaterra. Famílias inteiras deixaram as suas quintas e mudaram-se para o sul dos Estados Unidos em busca de trabalho nas fábricas de papel e têxteis.

A Igreja dos Estados Unidos lançou um apelo de ajuda para cuidar destas pessoas que tinham deixado tudo o que conheciam em busca de uma vida melhor para si e para as suas famílias. Em 1873, para tentar responder às necessidades espirituais e educativas desta população, as Filhas da Mulher Apóstolo cruzaram mais uma vez as fronteiras internacionais para ensinar Jesus Cristo.

A primeira fundação americana foi em Glens Falls, no Estado de Nova Iorque. A partir daí, as Irmãs abriram um colégio interno em Island Pond, Vermont, em 1886. Seguiram-se numerosas fundações em New Hampshire, Maine, Massachusetts e Rhode Island. A maioria destas fundações eram escolas paroquiais. Durante todo este tempo, as Irmãs ainda pertenciam à Província canadiana de Saint-Hyacinthe.

 

A pedido de D. Georges-Albert Guertin, Bispo de Manchester, as Irmãs mudaram-se para Hudson, New Hampshire, e em 1926, a Academia Apresentação de Maria abriu as suas portas como colégio interno para raparigas. Embora o internato tenha sido suprimido em 1971, ainda existe uma escola primária nos corredores da PMA que serve cerca de 500 meninos e meninas da creche ao oitavo ano.

 

 

 

Em 1938, os Estados Unidos tornaram-se uma província independente conhecida como a Província de Hudson. Dez anos mais tarde, devido ao grande número de vocações e escolas onde as irmãs exercem o seu ministério, tornou-se evidente que a Província dos Estados Unidos era demasiado grande para uma só administração. Assim, em 1948, a Província de Hudson ocupava-se das escolas em New Hampshire e Rhode Island, enquanto a Província de Biddeford ocupava-se das escolas em Maine, Massachusetts e Vermont.

 

Em 1958, a Província de Hudson adquiriu um grupo de edifícios que em tempos serviram de hospital em Manchester, New Hampshire. A administração provincial foi então transferida de Hudson para Manchester, NH. Doravante, a Província fica conhecida como a Província de Manchester. Logo um segundo edifício foi aberto para servir de enfermaria da Província até 1980, data em que se tornou a Capela Provincial e uma residência para as Irmãs. Finalmente, nessa altura, uma nova, maior e mais moderna estrutura para o serviço de cuidados e enfermagem foi acrescentada à propriedade devido ao número crescente de irmãs idosas e doentes.

A Província de Biddeford foi criada em 1948 e a sua Administração provincial estava situada na Academia Marie Joseph em Biddeford Pool, Maine. Com o tempo, Marie Joseph não podia albergar, ao mesmo tempo, uma Academia florescente e a Administração provincial. Em 1957, a propriedade Searles, localizada em Methuen, Massachusetts, foi adquirida para a Administração provincial. Nessa altura, a Província era conhecida como a Província de Methuen. Devido ao declínio do número de irmãs nas duas Províncias, e para o bem da missão, a 15 de agosto de 2012, as Províncias de Manchester e Methuen uniram-se para formar a Província dos Estados Unidos.

Dois séculos e muitos milhares de quilómetros separam-nos no tempo e no espaço da Bem-aventurada Ana Maria Rivier e do solo sagrado que ela pisou, mas hoje as suas irmãs dos Estados Unidos continuam a manter vivo o seu carisma: viver e proclamar Jesus Cristo por toda a sua vida.

HOJE...

As Irmãs da Apresentação de Maria nos Estados Unidos estão muito ativas, orientadas para a missão e a vida em comunidade, caminhando para o amanhã e colocando a confiança somente em Deus. Acreditamos que as nossas vidas vividas em comunidade são essenciais à nossa identidade, ao modo como respondemos ao apelo de Deus, seguindo as pegadas da nossa fundadora, a Beata Maria Rivier. Como diz a nossa Regra de Vida, procuramos animarmo-nos mutuamente a viver o Evangelho esforçando-nos por tornar Jesus Cristo conhecido e amado. Dia após dia, na santidade da nossa vocação, amamo-nos umas às outras e ajudamo-nos mutuamente a crescer em santidade.  Vivemos o “juntemo-nos” no quotidiano das nossas vidas: no nosso trabalho apostólico, na nossa partilha em comunidade, nas nossas celebrações. Qualquer que seja a nossa idade ou o nosso apostolado, a nossa esperança brota do facto de vivermos a nossa vida em Jesus Cristo e para Jesus Cristo.  Isto, em si, é já um poderoso testemunho para o mundo em que vivemos! Isto manifesta-se nas nossas interações e relações quotidianas umas com as outras, com os nossos colegas de trabalho, os nossos empregados leigos, os membros da nossa família, os nossos amigos e todo o povo de Deus.  

A Província dos Estados Unidos tem dois estabelecimentos educativos e uma Casa de oração. Os nossos outros apostolados compreendem a hospitalidade, oração de intercessão pelo mundo, capelania em Lares de idosos, direção espiritual, ensino em escolas diocesanas e ajuda aos pobres. Nos Estados Unidos, exercemos o nosso apostolado e vivemos nas seguintes regiões: Maine, Massachusetts, New Hampshire e Rhode Island.

Procuramos trabalhar em colaboração com os leigos na Igreja. Desejamos transmitir o nosso carisma e missão enquanto Irmãs da Apresentação de Maria, partilhar o espírito de Maria Rivier e ser uma presença vibrante na Igreja! Queremos transmitir aos outros a sua confiança inabalável na providência divina e a sua audácia extraordinária. Não podemos guardar isto para nós próprias, devemos transmiti-lo. Maria Rivier convida-nos hoje a fazer o que ela fez no seu tempo: animadas e sustentadas pela nossa devoção mariana, tornamos Jesus Cristo conhecido e amado por toda a nossa vida! Também, nos Estados Unidos, há um grupo de pessoas empenhadas que pertencem aos Leigos Consagrados da Apresentação de Maria, assim como um grande número de Associados Maria Rivier.

EDUCAÇÃO

Universidade Rivier

A Universidade Rivier é uma Instituição católica com um programa de quatro anos em que acolhe estudantes de todas as proveniências e oferece-lhes uma experiência educativa transformadora e encorajadora.

Localizada em Nashua, New Hampshire, a Universidade Rivier foi fundada em 1933 pela Irmã Madeleine de Jesus, uma Irmã da Apresentação de Maria. Ao longo da sua história, a Universidade tem-se dedicado a proporcionar um ambiente de aprendizagem que educa a pessoa no seu todo – mente, corpo e espírito. Os diplomados da Universidade de Rivier distinguem-se no plano profissional, académico e no serviço às suas comunidades.

A Universidade Rivier oferece programas universitários de licenciatura, estudos profissionais, pós-graduação e doutoramento. Independentemente do nível de estudo, a experiência académica é envolvente, prática e próxima do corpo docente. Os estudantes podem escolher cursos online e mistos, para além das aulas tradicionais num campus de 68 hectares.

 ENUNCIADO DE MISSÃO:

Empenhada na herança de fé, na tradição intelectual e ensinamentos sociais da Igreja Católica Romana, a Universidade educa a pessoa inteira no contexto de uma comunidade académica que cultiva o pensamento crítico, o julgamento sadio e o respeito por todas as pessoas. Esta comunidade apoia o crescimento intelectual de todos os seus membros, proporcionando ao mesmo tempo oportunidades de desenvolvimento social, cultural, moral e espiritual. O desafio da comunidade académica é o de procurar a verdade através do diálogo entre a fé e a razão.

Rivier cria um ambiente em que a aprendizagem integrada é responsabilidade partilhada entre estudantes, professores, pessoal e administradores, e é prosseguida em todos os programas curriculares e co-curriculares da Universidade. Participar na vida da Universidade Rivier é lutar pela excelência académica, assumir a responsabilidade por si próprio e pelos outros, e empenhar-se no diálogo sobre as questões humanas fundamentais que a sociedade enfrenta, especialmente a difícil situação dos pobres e desfavorecidos. A Universidade convida todos os seus membros, bem como a comunidade em geral, a participar na investigação intelectual e no diálogo.

Bem-vindos…

Vida dos estudantes…

Novas estruturas…

Academia da Apresentação da Maria

A Academia da Apresentação da Maria é uma escola católica privada mista, fundada e pertencente às Irmãs da Apresentação de Maria. As origens da Academia remontam a 1926, quando foi criado em Hudson, New Hampshire, um colégio elementar e internato para meninas. As Irmãs compraram o terreno atual de 90 hectares para construir uma escola primária e secundária no sul de New Hampshire. Após vários anos de crescimento, estas educadoras pioneiras expandiram a sua missão e fundaram a Universidade Rivier do outro lado do rio em Nashua, NH.  Em 1990, a escola secundária foi fechada para responder às necessidades de espaço de uma escola primária em expansão.

Em 2009, a Academia Apresentação de Maria expandiu o seu sistema educacional para incluir programas para crianças de três e quatro anos. Em 2011, a Academia construiu um campo de atletismo superior a qualquer outro da região. O Thompson Center for Athletics and Performing Arts (Centro Thompson de Atletismo e Artes do Espetáculo) foi concluído em 2018. Hoje, a Academia da Apresentação da Maria, continua a sua tradição de crescimento e excelência educativa. Os matriculados na escola são atualmente mais de 500 alunos, e continuam a crescer através do empenho de um corpo docente e pessoal excecional, e de uma parceria com os pais, os antigos alunos e os benfeitores.

ENUNCIADO DE MISSÃO:

A Academia da Apresentação da Maria, uma escola católica privada, reconhece que cada aluno é um filho de Deus.  Empenhamo-nos em ajudar todas as crianças a desenvolverem-se no plano académico, espiritual, social e emocional, nutrindo os seus dons e talentos únicos.  Seguindo os passos de Ana Maria Rivier, a fundadora das Irmãs da Apresentação de Maria, preparamos os nossos estudantes para serem líderes católicos, indivíduos éticos e aprendizes ao longo de toda a sua vida.

Apostolado: Centro Espiritual

Centro Espiritual Marie Joseph

Situado ao longo da costa sul do Maine, o Centro Espiritual Marie Joseph, propriedade e gestão das Irmãs da Apresentação de Maria, proporciona um refúgio espiritual para numerosas pessoas. O descanso da mente, alma e corpo está disponível para os que buscam um espaço sagrado, de silêncio, de cura e uma relação mais profunda com o seu Deus. A inspiração e o zelo do Centro estão enraizados no espírito da fundadora da Congregação, a Beata Maria Rivier, cujo desejo era “tornar Jesus Cristo conhecido e amado por toda a parte”.

O Centro acolhe pessoas de todas as tradições religiosas que apreciam o tempo de reflexão na presença pacífica de uma comunidade de oração. Os hóspedes são convidados para a oração da manhã e da noite, bem como para a Eucaristia diária quando tem padre disponível. Uma vez por semana, há adoração do Santíssimo Sacramento. Duas salas de jantar permitem a escolha entre uma refeição silenciosa e uma refeição onde a conversa é partilhada. Para além de acolher pessoas para retiro, o pessoal do centro concebe e anima programas que promovem temas de crescimento espiritual, cura e apoio.

A Congregação da Apresentação de Maria oferece uma presença calma e pacífica desde 1948, data na qual um internato para jovens mulheres foi estabelecido neste local à beira-mar. A sua transformação num Centro Espiritual teve lugar em 1978. O edifício data de finais dos anos 1800, quando o Ocean View Hotel foi construído em Biddeford Pool. Embora já não seja um resort, o Centro Espiritual Marie Joseph continua uma tradição de hospitalidade no quadro de um acompanhamento espiritual.

Capelania de Lar de idosos

 

 

Uma das nossas irmãs exerce o seu apostolado no Centro de Reabilitação e Enfermagem de Sta. Teresa, um centro credenciado para pessoas que necessitam cuidados de enfermagem qualificados. Neste Centro, as suas responsabilidades incluem a manutenção de registos médicos, funções de secretariado e a partilha da sua fé através de serviços de capelania.

Acompanhamento espiritual

 

 

Algumas das nossas irmãs são acompanhantes espirituais. A pastoral do acompanhamento espiritual tem desempenhado um papel importante na história da Igreja. Quando as pessoas começam a procurar Deus, a desejar uma relação crescente com Deus, ou a lutar para tomar decisões e escolhas de acordo com a vontade de Deus, muitas vezes dirigem-se a alguém com quem possam falar sobre a sua caminhada espiritual. O acompanhamento espiritual proporciona uma oportunidade para que as pessoas tenham uma conversa com alguém que escute profunda e incondicionalmente, de uma forma que as ajude realmente a ouvir a si próprias e a Deus presente e ativo nas suas vidas. O “companheiro” do acompanhamento espiritual é o Espírito Santo.

Oração de intercessão

 

 

A adoração e a oração são extremamente importantes na vida das nossas irmãs. As nossas irmãs mais velhas, em particular, oferecem o seu dia a Deus, rezando pelas necessidades do mundo. Rezam a Liturgia das Horas, o Rosário, a Eucaristia, a meditação diária sobre a Palavra de Deus e a adoração eucarística pelas intenções do nosso Santo Padre, da nossa Congregação e da Igreja. Muitas pessoas confiam as suas preocupações e as dos seus próximos às irmãs que alegremente as trazem perante o Senhor.

 

Pastoral das Vocações

A pastoral das vocações continua a ser uma prioridade para as irmãs da Província dos Estados Unidos. Vivendo vidas autênticas, fiéis aos preceitos da Igreja, com um compromisso visível com os nossos votos, esperamos inspirar outras mulheres a olharem profundamente para dentro de si mesmas para escutar a voz de Deus. Não é segredo que a vida religiosa nos Estados Unidos está a mudar e que algo de novo está a emergir. Reconhecemos que nos encontramos agora numa encruzilhada e acolhemos uma nova era para a vida religiosa. Tal como Maria, confiamos profundamente no nosso Deus enquanto nos esforçamos por viver as nossas vidas consagradas com gratidão, entusiasmo e alegria.

Estamos convencidas de que Deus continua a chamar mulheres para uma vida de serviço como Irmãs da Apresentação de Maria aqui nos Estados Unidos e em todo o mundo. Ao acreditar nisto, todas somos encorajadas a apoiar as vocações. Para muitas de nós, isso significa a força das nossas orações, para outras, significa ousar convidar mulheres a considerar uma vida de serviço na Igreja, e para algumas, significa caminhar de perto com um outro para o ajudar a descobrir o que Deus quer.

Para melhor apoiar as mulheres no seu discernimento, a nossa Província promove a Ave Maria House, uma casa para mulheres que procuram conhecer melhor a vontade de Deus para as suas vidas. As mulheres que vivem na Casa Ave Maria têm a oportunidade de discernir a sua vocação em comunidade enquanto vivem com as irmãs.  As irmãs que vivem nesta casa procuram proporcionar um ambiente para as mulheres ouvirem a voz de Deus, rezando por elas e apoiando-as no processo de discernimento.

“Porque eu conheço bem os desígnios que tenho acerca de vós”, diz o Senhor, “desígnios de prosperidade e não de calamidade, de vos garantir um futuro de esperança”.  – Jer 29, 11 –

 

 

ASSOCIADOS MARIA RIVIER LEIGOS CONSAGRADOS

 

 

 

Associados Maria Rivier

 

A Associação Maria Rivier oferece a mulheres e homens a oportunidade de partilhar da espiritualidade e missão das Irmãs da Apresentação de Maria, de acordo com o espírito da sua fundadora, a Beata Maria Rivier. Desafia os seus membros a viverem a sua vocação cristã à santidade e a sua missão de evangelização na Igreja, permanecendo no seu estado atual de vida.

 

 

 

 

 

Leigos Consagrados

As mulheres e os homens consagrados na Apresentação de Maria dão as suas vidas a Deus através do celibato, da oração, da comunidade e do serviço. Em 2003, duas mulheres vieram à procura do “mais”! Só tinham de trazer os pequenos “pães e peixes” das suas vidas. Deus aceitou-os, abençoou-os e multiplicou-os! Hoje, doze membros são consagrados e outros estão a caminho da consagração! Participam em encontros repletos de oração, da Sagrada Escritura, de adoração, da Eucaristia e de fraternidade.