SANTA MARIA RIVIER Novena 2023

TODOS CHAMADOS À SANTIDADE !

Muito queridas irmãs
e toda a Família espiritual de Santa Maria Rivier

Sede santos, porque Eu, o Senhor,
vosso Deus, sou santo.
Lv 19,2

O apelo à santidade é um apelo dinâmico, na essência de toda a história do povo de Deus. Deus é santo e por isso, ele chama-nos à santidade, no concreto da nossa existência. Somos criados à sua imagem e semelhança, criou-o à imagem de Deus; Ele os criou homem e mulher Gn 1, 27.

São João escreve: E bem sabemos que somos de Deus 1Jo 5,19 e isso dá-nos a graça, a força luminosa e humildade de prosseguir o nosso caminho com criatividade e audácia. A santidade é para os discípulos de Jesus um fogo novo, que a Palavra de Deus faz nascer neles uma semente de transformação e de testemunho segundo o Evangelho.

A novena preparatória para a festa da nossa Santa Fundadora Maria Rivier, celebrada no dia 3 de fevereiro, aproxima-se. É a primeira novena que celebramos juntos, após a sua canonização. É para nós todos e todas uma alegria, uma esperança e uma responsabilidade.

Santa Maria Rivier, com o seu coração de Mãe, diz-nos hoje: Eu rogo-vos, que não percais de vista a vossa santidade; é esse o vosso grande empreendimento. Não negligencieis nenhum dos meios dados pela Regra para aí chegardes e sobretudo a oração, o espírito de fé e o exame particular; exercitai-vos com todo o empenho (Carta 1248(32) – 7).

Caminhemos juntos confiadamente na escola de Jesus Cristo, sob a ação do Espírito Santo e no coração da Virgem Maria, nossa Mãe e Guardiã. É ela que nos desafia a vivermos sempre de maneira mais profunda a santidade da nossa vocação e missão.

Todos os dias da nossa Novena estão repletos da luz da Palavra de Deus. É uma fonte de energia que nos lança para junto de Deus Trindade e envia-nos ao encontro das nossas irmãs e irmãos, que esperam com impaciência, um mundo novo feito de paz, justiça, verdade e respeito por cada pessoa.

Iremos também encontrar as palavras do Papa Francisco, palavras repletas de atualidade e exigência, que acolhemos com sinceridade, no nosso coração para as podermos viver, lá onde nos encontramos. A vida de santidade é a nossa vocação e missão. Esta santidade pede de nós uma mudança de mentalidade e de atitude, face aos desafios da nossa vida consagrada na Apresentação de Maria.

Por isso, vos exorto, irmãos, pela misericórdia de Deus… Não vos acomodeis a este mundo. Pelo contrário, deixai-vos transformar, adquirindo uma nova mentalidade, para poderdes discernir qual é a vontade de Deus: o que é bom, o que lhe é agradável, o que é perfeito Rm 12, 1-2.

Juntos, vivamos esta novena com fervor! Desejo-vos uma santa preparação para a Festa da nossa Santa Fundadora. Em comunhão com as minhas conselheiras, todas as irmãs e a família espiritual de Santa Maria Rivier,

 

Madre Maria dos Anjos Alves, pm

PALAVRA DE DEUS: Ef 1, 18 – 20

Bendito seja o Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que do alto do Céu nos abençoou com todas as bênçãos espirituais em Cristo.(…) Sejam iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes que esperança nos vem do seu chamamento, que riqueza de glória contém a herança que Ele nos reserva entre os santos e como é extraordinariamente grande o seu poder para connosco, os crentes, de acordo com a eficácia da sua força poderosa, que eficazmente exerceu em Cristo: ressuscitou-o dos mortos e sentou-o à sua direita, no alto do Céu.

 

Reflexãos:

Oh!  Como eu gostaria que o mundo se convertesse e que a nossa Congregação levasse o fogo do amor de Deus e o conhecimento de Jesus Cristo por toda a parte, assim seja!

-Marie Rivier, Carta 217-8-

Tornar-se apóstolo, é revestir-se de Jesus Cristo, humilde e forte, pela paciência e pela doçura do amor, dum amor que vai até ao dom da vida.

-Constitutions  110-

Consagradas e enviadas, somos no coração do mundo a presença misericordiosa de Jesus Cristo.

-Constitutions 112-

Não está fechado o caminho da santidade, é universal, é uma chamada para todos nós, começa com o Batismo, não está fechado o caminho. Tentemos também nós, porque cada um de nós é chamado à santidade, a uma santidade única e irrepetível. A santidade é sempre original, como dizia o Beato Carlos Acutis: não há santidade de fotocópia, a santidade é original, é a minha, a tua, a de cada um de nós. É única e irrepetível. Sim, o Senhor tem um plano de amor para cada um, tem um sonho para a tua vida, para a minha vida, para a vida de cada um de nós. Levai-o para diante com alegria.

-Papa Francisco, Homilia, Canonização de Marie Rivier, 15 de maio de 2022-

Que o nosso Deus abra os olhos dos nossos corações à sua luz, para que possamos saber que esperança nos abre a sua chamada

PRECES

Peçamos ao Espírito Santo que infunda em nós um desejo intenso de ser santos para a maior glória de Deus (Papa Francisco, Gaudete et Exsultate, 177) assim como a vontade de nos ajudarmos mutuamente a crescer, cada dia, na santidade da nossa vocação. C 6

…Silêncio…

 Santa Maria Rivier, que nos deixaste em herança o espírito de oração,roga por nós.

Santa Maria Rivier, nossa advogada junto de Jesus e Maria, roga por nós.

Santa Maria Rivier, que não cessas de conduzir a nossa família religiosa, roga por nós.

 

Pai Nosso…

Rezemos juntos:

Deus nosso Pai, suscitaste no meio do teu povo,

Santa Maria Rivier, como uma chama ardente,

e hoje convidas-nos a caminhar, como ela,

pelo nosso caminho de santidade.

Pai, toma as nossas vidas e abrasa-as

com o fogo do teu espirito e queima os nossos corações

de um amor apaixonado por Jesus Cristo.

Faz-nos avançar com fervor,

rumo à santidade a que nos chamas.

Como Santa Maria Rivier, faz com que sejamos,

para o nosso mundo de hoje, um Evangelho aberto

onde todos poderão ler Jesus Cristo. Amen.

Dia 8 Festa da Apresentação de Jesus no Templo

já os meus olhos viram a tua salvação, a qual tu preparaste perante a face de todos os povos;  luz para alumiar as nações, e para glória de teu povo Israel.

Palavra de Deus: Ef 1, 13 – 14

Bendito seja o Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que do alto do Céu nos abençoou com todas as bênçãos espirituais em Cristo. (…) Foi nele, ainda, que vós ouvistes a palavra da verdade, o Evangelho que vos salva. Foi nele ainda que acreditastes e fostes marcados com o selo do Espírito Santo prometido, o qual é garantia da nossa herança, para que dela tomemos posse, na redenção, para louvor da sua glória.

A reflexão de Marie Rivier sobre este evento:

Deus escolheu-nos, como o velho Simeão, para conhecer Jesus Cristo e torná-lo conhecido. … Caminhemos, pois, juntos com um só acordo nestes caminhos abençoados; façamos grandes progressos neles; seremos mais capazes de santificar as almas que nos foram confiadas.  Entreguemo-nos então com fervoroso zelo à salvação do nosso próximo, e alegremo-nos com o pensamento de que, depois de termos trabalhado arduamente para conquistar almas para Deus, teremos a felicidade de nos encontrarmos todos juntos no Céu. Desejo estar no meio de vós. (Ecrits Spirituels, Marie Rivier, Fête de la Présentation de Jésus au Temple, p. 94, 100)

A reflexão de Papa Francisco

A Virgem Maria é Aquela que estremecia de júbilo na presença de Deus, Aquela que conservava tudo no seu coração e Se deixou atravessar pela espada. É a mais abençoada dos santos entre os santos, Aquela que nos mostra o caminho da santidade e nos acompanha. E, quando caímos, não aceita deixar-nos por terra e, às vezes, leva-nos nos seus braços sem nos julgar. Conversar com Ela consola-nos, liberta-nos, santifica-nos. A Mãe não necessita de muitas palavras, não precisa que nos esforcemos demasiado para Lhe explicar o que se passa connosco. É suficiente sussurrar uma vez e outra: «Ave Maria…».

Papa Francisco, Gaudete et Exsultate, #176

Rezemos juntos:

Deus nosso Pai, suscitaste no meio do teu povo,

Santa Maria Rivier, como uma chama ardente,

e hoje convidas-nos a caminhar, como ela,

pelo nosso caminho de santidade.

Pai, toma as nossas vidas e abrasa-as

com o fogo do teu espirito e queima os nossos corações

de um amor apaixonado por Jesus Cristo.

Faz-nos avançar com fervor,

rumo à santidade a que nos chamas.

Como Santa Maria Rivier, faz com que sejamos,

para o nosso mundo de hoje, um Evangelho aberto

onde todos poderão ler Jesus Cristo. Amen.

Dia 7

A SANTIDADE : DIA APÓS DIA

Palavra de Deus: Ef 1, 13 – 14

Bendito seja o Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que do alto do Céu nos abençoou com todas as bênçãos espirituais em Cristo. (…) Foi nele, ainda, que vós ouvistes a palavra da verdade, o Evangelho que vos salva. Foi nele ainda que acreditastes e fostes marcados com o selo do Espírito Santo prometido, o qual é garantia da nossa herança, para que dela tomemos posse, na redenção, para louvor da sua glória.

R : Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que do alto do Céu nos abençoou com todas as bênçãos espirituais em Cristo.

Reflexão

Reflexão

Tende paciência convosco, a santidade não é mais impossível para vós do que para os outros. A maioria dos santos tinha os mesmos defeitos, a mesma repugnância; com a graça de Deus e uma vontade forte, eles venceram-nos e tornaram-se grandes santos. Continuai a ter vontade e tornar-vos-eis certamente um santo, mas deveis ter o cuidado de nunca ceder ao desânimo. Mantenhai-vos firmes quanto a isto.” 

-Marie Rivier, Carta 90-8-

 

Que significa, concretamente, viver este amor? Antes de nos deixar este mandamento, Jesus lavou os pés aos discípulos; depois de o ter pronunciado, entregou-Se no madeiro da cruz. Amar significa isto: servir e dar a vidaServir, isto é, não colocar os próprios interesses em primeiro lugar; desintoxicar-se dos venenos da ganância e da preeminência; combater o câncer da indiferença e o caruncho da autorreferencialidade, partilhar os carismas e os dons que Deus nos concedeu. Perguntando-nos o que fazemos em concreto pelos outros. Isto é amar: viver as tarefas de cada dia em espírito de serviço, com amor e sem alarde, sem nada reivindicar.

-Papa Francisco, Homilia, Canonização de Marie Rivier, 15 de maio de 2022-

Dia 6

R: Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que do alto do Céu nos abençoou com todas as bênçãos espirituais em Cristo

A SANTIDADE ... DIA APÓS DIA

Palavra de Deus: Ef 1, 11 – 12

Bendito seja o Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que do alto do Céu nos abençoou com todas as bênçãos espirituais em Cristo. (…) Foi também em Cristo que fomos escolhidos como sua herança predestinados de acordo com o desígnio daquele que tudo opera, de acordo com a decisão da sua vontade, para que nos entreguemos ao louvor da sua glória, nós, que previamente pusemos a nossa esperança em Cristo.

Reflexão

 

Tende paciência convosco, a santidade não é mais impossível para vós do que para os outros. A maioria dos santos tinha os mesmos defeitos, a mesma repugnância; com a graça de Deus e uma vontade forte, eles venceram-nos e tornaram-se grandes santos. Continuai a ter vontade e tornar-vos-eis certamente um santo, mas deveis ter o cuidado de nunca ceder ao desânimo. Mantenhai-vos firmes quanto a isto.” 

-Marie Rivier, Carta 90-8-

Gosto de ver a santidade no povo paciente de Deus: nos pais que criam os seus filhos com tanto amor, nos homens e mulheres que trabalham a fim de trazer o pão para casa, nos doentes, nas consagradas idosas que continuam a sorrir. Nesta constância de continuar a caminhar dia após dia, vejo a santidade da Igreja militante. Esta é muitas vezes a santidade «ao pé da porta», daqueles que vivem perto de nós e são um reflexo da presença de Deus, ou – por outras palavras – da «classe média da santidade». … Deixemo-nos estimular pelos sinais de santidade que o Senhor nos apresenta através dos membros mais humildes deste povo.

-Papa Francisco, Gaudete et Exsultate, #7, 8-

O amor que recebemos do Senhor é a força que transforma a nossa vida: dilata-nos o coração e predispõe-nos a amar. Por isso – e passamos ao segundo ponto – Jesus diz «assim como Eu vos amei, amai-vos também vós uns aos outros. Este assim como não é apenas um convite a imitar o amor de Jesus; mas significa que só podemos amar porque Ele nos amou, porque dá aos nossos corações o seu próprio Espírito, o Espírito de santidade, amor que nos cura e transforma. Por isso podemos decidir-nos a praticar gestos de amor em toda a situação e com cada irmão e irmã que encontramos, porque somos amados e temos a força de amar. Assim como sou amado eu, posso amar. Sempre, o amor que partilho está unido ao de Jesus por mim: «assim como». Assim como Ele me amou, assim também eu posso amar. A vida cristã é assim simples, tão simples! Nós tornamo-la mais complicada, com tantas coisas, mas é simples assim.

Papa Francisco, Homilia, Canonização de Marie Rivier, 15 de maio de 2022

 

Dia 5

 

 

Consideremos, ainda, que a conversa com Jesus Cristo, nos conduz seguramente e infalivelmente à perfeição e à santidade. Este exercício é uma mina de ouro, no qual os santos encontraram imensos tesouros e inestimáveis riquezas.

Marie Rivier,  ES p. 27

 

PALAVRA DE DEUS: Ef 1, 9 – 10

Bendito seja o Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que do alto do Céu nos abençoou com todas as bênçãos espirituais em Cristo. (…)  Manifestou-nos o mistério da sua vontade, e o plano generoso que tinha estabelecido, para conduzir os tempos à sua plenitude: submeter tudo a Cristo, reunindo nele o que há no céu e na terra.

Dia 4

 

“A santidade nada mais é do que a imitação de Nosso Senhor Jesus Cristo em tudo, em todo o lado e sempre. Ser santo é pensar, amar e querer o que Jesus Cristo pensou, amou e quis; pois só podemos imitar a sua vida entrando no seu Coração: ser santo é entrar no Coração de Jesus Cristo.”

Mourret p. 442

PALAVRA DE DEUS: Ef. 1:1, 7-8

Bendito seja o Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que do alto do Céu nos abençoou com todas as bênçãos espirituais em Cristo. (…) É em Cristo, pelo seu sangue, que temos a redenção o perdão dos pecados, em virtude da riqueza da sua graça, que Ele abundantemente derramou sobre nós, com toda a sabedoria e inteligência.

 

Reflexão: Jesus Cristo deve ser a vossa luz, a vossa força e a vossa alegria

dia 3

 

 

Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida, aquele que devemos seguir para alcançar a santidade.                                                                                                                               Marie Rivier, Carta 549-4

PALAVRA DE DEUS: Ef 1, 5-6

Bendito seja o Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que do alto do Céu nos abençoou com todas as bênçãos espirituais em Cristo. (…) Predestinou-nos para sermos adotados como seus filhos por meio de Jesus Cristo, de acordo com o beneplácito da sua vontade, para que seja prestado louvor à glória da sua graça, que gratuitamente derramou sobre nós, no seu Filho bem amado.

Dia 2

PALAVRA DE DEUS :

 

 

O caminho para a santidade está todo traçado: é Jesus Cristo; sigamo-lo constantemente e não deixaremos de lá chegar.  Marie Rivier, Carta 543-4

Bendito seja Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que no alto do Céu nos abençoou com toda a espécie de bênçãos espirituais em Cristo. Foi assim que Ele nos escolheu em Cristo antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis na sua presença, no amor. 

 

Reflexão: Entre vós só quero encontrar Jesus Cristo

Dia 1

PALAVRA DE DEUS: Lv 19, 2 / 1Pe 1, 15 - 16

 

 

Santíssima Virgem, concedei-me, peço-vos, a graça de ser uma santa. Marie Rivier, Carta 58-8 à Santíssima Virgem, 13 dezembro 1810

O meu único desejo é… que se deem grandes passos no caminho da santidade. Marie Rivier, Carta 612-4A

Fala a toda a comunidade dos filhos de Israel e diz-lhes: Sede santos, porque Eu, o Senhor, vosso Deus, sou santo. Lv 19, 2

Assim como é santo aquele que vos chamou, sede santos, vós também, em todo o vosso proceder, conforme diz a Escritura: Sede santos, porque Eu sou santo. 1Pe 1, 15 – 16

 

Reflexão :  A SANTIDADE   O GRANDE DESEJO DE MARIA RIVIER

My Agile Privacy
This website uses technical and profiling cookies. Clicking on "Accept" authorises all profiling cookies. Clicking on "Refuse" or the X will refuse all profiling cookies. By clicking on "Customise" you can select which profiling cookies to activate.
Warning: some page functionalities could not work due to your privacy choices