"Quem me dera ter mil vidas..."
-Marie Rivier-

 

 

A partir do momento em que Maria Rivier sonhou com a sua “escola e o seu convento”, tomou consciência de que queria viver esta missão em comunidade com companheiras. A sua visão da missão não era a de estar só, mas com outros. Dizia frequentemente às suas futuras companheiras: “Juntemo-nos, e ensinaremos as crianças”. As suas companheiras descobriram a sua vocação através destas palavras da jovem fundadora (Mourret p. 101).

Como as escolas católicas estavam fechadas durante a Revolução Francesa, esta pequena- mulher de Deus fundou escolas e educou a fé das crianças da sua região na França. Ao mesmo tempo que se comprometia nas escolas com as crianças, ensinava catecismo na paróquia e cuidava dos pobres, dos órfãos e dos doentes. Ela dava igualmente cursos de religião às mães do seu tempo! Maria Rivier já estava a dar, às mulheres e às mães, os meios para encontrarem o seu legítimo lugar na sociedade e na Igreja. Ela tinha compreendido que a evangelização desempenha um papel essencial no desenvolvimento da humanidade. 

 

Os primeiros apostolados de Maria Rivier e das suas companheiras desenvolveram-se e expandiram-se. Encontramo-los hoje em diferentes lugares da Congregação, presente em 19 países. A sua missão de fazer conhecer e amar Jesus Cristo adquiriu numerosos rostos ao longo dos seus 225 anos de existência.  Enquanto houver um canto da terra onde Jesus Cristo não é conhecido e amado, as filhas da Mulher Apóstolo não podem descansar.

O seu fogo apostólico propagou-se, muito além da sua imaginação, por toda a França do século XVIII. Por ocasião da sua morte em 1838, Maria Rivier, esta pequena-mulher de Deus deficiente, já tinha fundado 141 escolas na região montanhosa da Ardèche. O seu exemplar compromisso missionário ao serviço do Evangelho conquistou o coração do Papa Pio IX que, em 1853, a proclamou Mulher Apóstolo.

Hoje, a missão da Mulher Apóstolo encontra o seu pleno florescimento na criatividade e engenhosidade das suas filhas. Com uma fidelidade criativa, as Irmãs da Apresentação de Maria continuam a fazer conhecer e a amar Jesus Cristo, adaptando-se constantemente às necessidades atuais, mantendo-se ao mesmo tempo fiéis à sua herança católica da fé cristã.

Presença da Apresentação de Maria
no Mundo

 

 

EUROPA

Província de FRANÇA

Província de PORTUGAL

Província de ESPANHA

Casa Geral, ITÁLIA

INGLATERRA

SUÍÇA

IRLANDA

AS AMÉRICAS

Província de QUÉBEC

PROVÍNCIA DO PRÍNCIPE ALBERTE

ESTADOS UNIDOS Província

Região do PERU

Missão do BRASIL

ÁSIA

Província de PHILIPPINE

Missão do JAPÃO

VIETNAM

ÁFRICA

Província de MOÇAMBIQUE

Província de SENEGAL-BURKINA FASO

Região do GAMBIA-GHANA

Missão do CAMEROON