4 setembro

4 setembro

Depois do grande e emocionante domingo, levantámo-nos todas para começar o dia com as Laudes, em grupos linguísticos. Os Salmos falam muito bem da disposição matinal dos nossos corações: Como o veado que anseia por ribeiros que correm, assim a minha alma anseia por ti, meu Deus.

A nova semana começou e estávamos a aproximar-nos da descida do voo para o qual caminhámos juntas nas últimas semanas. A ordem do dia de hoje era o estudo das propostas à Administração Geral provenientes das diferentes Províncias, Regiões e Missões. Antes do Capítulo Geral, estas propostas foram apresentadas à Administração Geral e uma Comissão reuniu as propostas da mesma categoria. Algumas propostas podem ser transformadas em desejos e vice-versa.

Depois de algumas orientações, começou o estudo sério e o discernimento! Houve um tempo de reflexão pessoal, seguido de uma partilha em pequenos grupos. Após a discussão de uma determinada proposta, as capitulares tiveram um espaço de reflexão antes de fazer a votação final. Uma proposta pode ser votada positivamente ou negativamente. Sempre que uma proposta é aprovada no Capítulo, torna-se uma obrigação para a Administração Geral e, de facto, para toda a Congregação, implementá-las e vivê-las bem como o caminho para todas as Irmãs da Apresentação de Maria para os próximos seis anos.

“Que Deus nos dê a sabedoria para compreender e viver plenamente o mistério do projeto que lhe aprouve decretar em Cristo” (Cântico de Vésperas: Ef 1,3-10).

 

NEMI, 04.09.2023