ENCONTROS INTERPROVINCIAIS 2021
JUNTAS
rumo ao futuro
O futuro tem um nome... chama-se ESPERANÇA.
- Papa Francisco -
Terceira semana
7 de dezembro 2021
Animação: M. Maria dos Anjos, Oração inicial :Missão do Brasil
Abertura : Comunidade internacional / interculturalidade
o Noviciado internacional
Síntese dos desafios para o futuro ,
Mensagem Final, Oração Final: Irmã Ginette
A Madre Maria dos Anjos foi a animadora deste dia. Um dia histórico para nós, pois foi o último dia do nosso encontro interprovincial.
A sessão começou com a oração de abertura preparada pelas nossas irmãs do Brasil.
A Madre fez uma síntese do dia anterior que se centrou na preparação dos Capítulos e na antevisão do dia.
Perspetiva de futuro: Desafios
A Irmã Claudette falou sobre os desafios para o futuro, os apelos do Espírito, na atenção aos sinais dos tempos. Convidou as participantes a partilharem 5 palavras neste sentido.
Alguns dos desafios identificados em P/R/M: ou apelos do Espírito são:
– Discernimento, sinodalidade e interculturalidade, ecologia integral, compaixão
conversão, etc. Os desafios que identificámos vão ajudar-nos a bem prepara o futuro da nossa Congregação.
Informações
Comunidade Intercultural em Bourg St. Andéol
A Madre fez uma atualização sobre a comunidade intercultural que será estabelecida França: SA Irmã Jeanne Marie Sambou (Senegal), Irmã Cresencia Cabahug (Filipinas) Irmã Maria Teresa Sousa (Portugal). Tem havido algumas iniciativas para fazer avançar o projeto: As irmãs receberam a formação que foi possível por ZOOM: interculturalidade orientada pelo Padre Norton, svd. Haverá mais sessões de formação no futuro. Como conselho geral visitámos no passado mês de novembro na Casa Mãe, o espaço onde ficará instalada a futura comunidade.
PM Noviciado Internacional/Intercultural
A Irmã Ginette deu algumas informações sobre a proposta do Capítulo geral sobre a criação dum Noviciado Internacional PM como orientação do Capítulo geral em 2017.
Onde estamos?
– Sessão de formação em 2019
– 3 Formadores participaram na Formação sobre Interculturalidade organizada pela UISG
Devia haver um encontro de Postulantes Senegal-Moçambique para iniciar um período de aprendizagem de línguas.
A pandemia de Covid 19 colocou-nos num certo impasse na nossa organização, tendo em conta às restrições de viagem. Temos confiança em Jesus, Mestre da História. Continuamos a confiar e a confiar o futuro nas Suas mãos!
Mensagem final:
A Madre Maria dos Anjos encerrou a nossa sessão com uma palavra de agradecimento a todos os participantes. Para citar alguns dos seus pensamentos… A Vida Consagrada é para semear… Ela existe para semear. Somos chamados a semear, e ela começa por nós… Ela convidou cada um de nós: “Somos chamados a semear, entre os nossos irmãos e irmãs, começando por nós mesmos, nos nossos corações, nas nossas comunidades, as sementes da paz, da misericórdia, da compaixão e da simples alegria. Semeemos a simplicidade, vivamos o Evangelho, com um estilo de vida simples, com grande respeito por cada pessoa, para que pelo testemunho das nossas vidas, o Evangelho seja mais conhecido e amado.
Rezemos pelos nossos Capítulos; que o Senhor Jesus nos ilumine, que nos envie o Espírito Santo, como prometeu, para que possamos viver a nossa vocação e missão na Igreja e no mundo com novo ímpeto, criatividade e confiança.
A nossa Congregação tem um futuro maravilhoso, porque o nosso futuro é JESUS CRISTO!
Oração final:
A oração final foi preparada pela Irmã Ginette uma oração meditativa sobre a compaixão. Um tema que tocou os nossos corações e as nossas vidas. Levamos esta oração à medida que vivemos de novo a nossa chamada comunhão com todos como nossos irmãos e irmãs.
Encerramos com uma oração à Santíssima Virgem Maria.
Um grande obrigado aos intérpretes
Uma palavra calorosa e profunda de gratidão aos nossos intérpretes Joaquim e Claúdia. Eles têm sido excelentes intérpretes para tornar o nosso mundo de línguas diferentes unido na nossa visão para o futuro. Eles ajudam-nos a fazer da comunhão, uma realidade entre nós!
6 de dezembro
Animação: Irmã Hortência Ubisse, 1º tempo Oração inicial : Região do Perú
D 81. Preparação do Capítulo provincial/regional
Modalidades de participação ao Capítulo, Questões
Proposições/ desejos
O espírito de um Capítulo, Tema do Capítulo geral
Partilha dos encontros: Pastoral de jovens e das vocações, de 8 a 14 de julho
Leigos consagrados, 22 e 24 de setembro
Concretização de gestos para o futuro: Fundo de compaixão e Formação continue em linha
A oração inicial foi preparada e apresentada pelas Irmãs da Região do Peru.
A Irmã Hortência introduziu o dia e fez uma síntese da sessão anterior sobre Repensar a nossa Economia ao serviço do Carisma e da Missão e sobre as Leis que regem o Fonds Pontanier, no Canadá, por Jocelyne Desloges.
A sessão deste dia, centrou-se na preparação para os próximos Capítulos Provinciais/Regionais na nossa Congregação. Capítulos que preparam o nosso Capítulo Geral em 2023.
Modalidades de participação ao Capítulo.
A Irmã Claudette apresentou a partir da nossa Regra de Vida, as modalidades de participação ao Capítulo. Estes Capítulos têm como objetivo eleger as delegadas e de fazer propostas ao Capítulo Geral. Fez uma revisão sobre alguns pontos importantes: membros, delegadas e número de delegadas e outras modalidades para cada P/R/M, conforme é prescrito pela nossa Regra de Vida.
Propostas e Desejos
A Irmã Louise deu-nos algumas orientações na elaboração das Propostas e Desejos e a diferença entre ambos. A Madre Maria dos Anjos falou-nos sobre o espírito dum Capítulo. Sublinhando que qualquer que seja o Capítulo que estamos a realizar, ele desenrola-se no mesmo espírito, seguindo os apelos do Espírito Santo. Vivido em clima de oração, meditação da Palavra e na atenção aos sinais do tempo, testemunhos da nossa vida e o enraizamento nas nossas origens que nos preparamos para viver os Capítulos no nosso P/R/M. No mesmo espírito, as participantes foram convidadas a propor o tema para o Capítulo Geral de 2023.
Aproveitámos também o tempo para fazer eco dos recentes encontros internacionais organizados pela Comissão da Administração Geral sobre a Pastoral de jovens e das vocações, bem como pela Comissão de Leigos Consagrados. Estes foram apresentados pela Irmã Charito e pela Irmã Louise.
A Irmã Ginette apresentou o nosso projecto de proximidade, o Fundo de Compaixão, um gesto concreto ao celebrarmos os 225 anos da nossa Fundação.
Propôs e pediu sugestões às P/R/M para a Formação continua em linha, que desejamos implementar na Congregação nos próximos tempos.
Segunda Semana
3 de dezembro de 2021
Animação: Irmã Hortência Ubisse, Oração inicial :Província de Portugal
Carisma - Economia - Missão: S claudette Casavant e Fonds Pontanier: Ir. Germaine e Jocelyne Desloges
A animação de hoje é feita pela Irmã Hortência. A sessão começou com a oração preparada pelas Irmãs da Província Portuguesa, MARANATHA!
Há dois temas para esta sessão: Economia ao serviço do carisma e da missão e o Fundo Pontanier que se rege com as leis do Canada.
As ecónomas gerais e as superioras gerais de muitos Institutos religiosos participaram num simpósio sobre Economia no contexto da Igreja e da sua Missão. O documento que saiu, intitula-se: Repensar a Economia ao serviço do Carisma e da Missão.
Repensar a Economia ao serviço do Carisma e da Missão
A Irmã Claudette explorou este tema tendo em conta o mundo das finanças em relação ao nosso Carisma e à nossa Missão. A sua apresentação é composta de 3 partes: Carisma, Missão e discernimento. O discernimento é muito importante para nos mantermos fiéis ao que somos chamadas a viver. Esta fidelidade é: fidelidade ao Evangelho, fidelidade ao nosso carisma e fidelidade à nossa missão.
Os participantes partilharam em pequenos grupos perguntas que lhes foram colocadas sobre o repensar a nossa economia ao serviço do nosso carisma e da nossa missão. Com as seguintes questões:
- Quais serão as áreas a repensar no nosso P/RM?
- Quais serão as escolhas diárias que precisamos de repensar?
- Partilhar num grupo não é só teoricamente enriquecedor, mas também pode ser um desafio para tomar as medidas concretas.
Fond Pontanier
A senhora Jocelyn Desloges e Ir. Germaine, apresentou as leis canadianas que regem o Fonds Pontanier, instituição de caridade registada no Canadá. Deve segui-las para funcionar bem e cumprir o seu objectivo. Ela explicou os documentos que são exigidos acada P/R/M. A apresentação foi clara, concisa, precisa e bem apreciada por todas as participantes.
A Ginette apresentou o programa de formação permanente estabelecido pela Congregação no Manual de Formação. Ela lançou um inquérito em cada Província, Região e Missão para ter uma ideia do número de participantes.
1 de dezembro
Animação: M. Maria dos Anjos
DA INTERNACIONALIDADE À INTERCULTURALIDADE
Pe Tim Norton, SVD
A sinodalidade é um tema importante para nós que nos preparamos para o Capítulo Geral.
É um novo horizonte que a Sr Jolanda nos partilhou para ver e experimentar.
A Irmã Hortência apresentou o Pe. Tim Norton, svd, o nosso orador desta sessão. O Pe Tim nasceu na Austrália. Foi ordenado padre em 1991, tendo passado 7 anos como missionário no México. Após a sua missão, trabalhou na formação e foi eleito superior provincial. Experimentou os desafios da liderança, numa grande variedade de culturas.
Recentemente, a 11 de novembro de 2021, o Papa Francisco nomeou Bispo. Ele será Bispo Auxiliar de Brisbane, Austrália. Hoje temos a oportunidade de ouvir o Bispo Tim Norton, os frutos das suas experiências interculturalidade vividas.
O padre Tim começou a definir alguns termos relacionados com o tema: Cultura: Monocultural, Multicultural e Interculturalidade.
A cultura é importante para todos nós. Ele Discutiu os diferentes elementos da cultura que adquirimos nas nossas famílias, nas tribos, nas escolas, na Igreja e nas sociedades. Isto inclui também a cultura que assimilámos na nossa vida religiosa/congregacional.
Não existe uma cultura perfeita, cada um tem a sua própria fraqueza e pecado. Somos convidados à conversão cultural, para termos consciência do que é preciso ser transformado na nossa própria cultura. Como a cultura é um quadro humano, pode mudar, aperfeiçoar-se e evoluir com o tempo.
As comunidades monoculturais são a cultura dominante num determinado tempo e lugar. Outras culturas tornam-se minorias.
Comunidade multicultural composta por diversas culturas. A diversidade é partilhada através da alimentação, da música, do vestuário e da linguagem.
A comunidade intercultural é algo que não acontece. Pretende-se que seja experimentado com um certo grau de intencionalidade e empenho. Envolve sensibilidades culturais que temos de aprender e desenvolver. Ele citou algumas das sensibilidades culturais a serem desenvolvidas numa comunidade intercultural.
O Padre Tim continuou a sua sessão convidando-nos a olhar para a forma como Jesus proclamou o Reino de Deus, como um reinado de inclusão. Refletiu também sobre a interculturalidade na Igreja primitiva, relendo connosco a experiência de Pedro e Cornélio em Actos 10,1-36.
Explorámos o valor da nossa pertença a um só corpo, que é um dos valores espirituais subjacentes da interculturalidade. Em Leadership, Spirituality and Interculturality F Tim apresentou-nos a sabedoria de Chris Lowney e os seus escritos sobre Liderança, resumindo os valores espirituais que somos convidados a reflectir na nossa vida religiosa de hoje.
A sessão sobre Interculturalidade trouxe-nos um novo entusiasmo enquanto olhamos para o futuro próximo e distante com os seus desafios e esperanças!
29 de Novembro
Animação: Irmã Hortência Ubisse, Oração inicial : Província de Moçambique
Sinodalidad e a Vida Consagrada
Ir. Jolanta Kafka, Presidente da UISG
Introdução ao dia:
Hoje é o terceiro dia do nosso encontro. A Madre dirigiu palavras de boas-vindas a todas irmãs e dirigiu-se dum modo especial às nossas irmãs do Peru pelo falecimento da nossa Irmã Zenaida Ropa Mendez que partiu para a casa do Pai. Ela viva agora na luz da vida eterna.
A oração inicial sobre o tema do Advento foi feita pelas irmãs de Moçambique
A Irmã Hortência fez o resumo da sessão do segundo dia e apresentou a Irmã Jolanta Kafka, Irmã Missionária Claretiana. Ela nasceu na Polónia e é a atual Superiora geral das Irmãs Missionárias de St Claret. Fala várias línguas, incluindo espanhol e francês.
Animação: Irmã Hortência Ubisse, Oração inicial : Província de Moçambique
Sinodalidad e a Vida Consagrada por Ir. Jolanta Kafka, Presidente da UISG
A sinodalidade é o novo horizonte da Igreja. O Papa Francisco, no início do seu Pontificado, expressou-o como o seu estilo próprio: Um caminhar em conjunto com o Povo de Deus. O Papa convocou o Sínodo de outubro de 2021 a outubro de 2023. Lançou toda a Igreja nesta viagem sinodal, “o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milénio”.
Como Igreja Sinodal…Comunhão, Participação e Missão, apela a uma escuta e discernimento da Igreja e conversão Pastoral. O Espírito Santo é o protagonista deste caminho sinodal, pois a Sinodalidade apela à participação de todo o Povo de Deus, dimensão constitutiva da Igreja.
A sinodalidade é um apelo desafiador, cheio de esperança lançado a todo o Povo de Deus. Dar-nos-á uma nova forma de viver nas comunidades e de ser Igreja.
A segunda parte foi centrada na Vida Consagrada e o que pode contribuir para a sinodalidade na Igreja universal e local. O papel da Vida Consagrada é indispensável devido à sua própria natureza sinodal enraizada na história da fundação querida pelos fundadores e fundadoras. Como membros de uma Vida Religiosa particular, somos levadas a reflectir e identificar certos aspectos da espiritualidade e do carisma da nossa vida e contribuir para alimentar a vida sinodal na Igreja local, onde estamos inseridas.
Alguns pontos de reflexão foram realçados:
– Amor pelos pobres e pela Igreja
– Zelo, colaboração com outras congregações e outras comunidades na Igreja, com membros da nossa família espiritual
– Atenção especial às nossas irmãs idosas e doentes
– Renovação das nossas comunidades locais, na relação fraterna
– Conhecer Jesus Cristo no Evangelho, testemunhar juntos a nossa unidade e espírito de família.
– Fortalecer o nosso carisma: “Juntos”.
A sessão da Irmã Jolanta terminou com notas positivas e a Irmã Carla Barbosa, da província portuguesa, disse algumas palavras de gratidão.
A Irmã Fernanda Pereira, apresentou o livro recentemente publicado pela Província Portuguesa. Foi escrito pelo Padre Dário Pedroso, sj para comemorar os 225 anos da nossa fundação. O Padre Dário descobriu os amores de Maria Rivier e foi inspirado a escrever em livro a sua reflexão. A capa e outras ilustrações do livro foram feitas pela Irmã Elodie Filipe da Província portuguesa.
Primeira semana
26 Novembre
Animação: Irmã Hortência Ubisse, Oração inicial : Província da Espanha
Animação: Ir. Marian Murcia, Moderadora do Capítulo geral, 2023; Elaboração do protocolo de abusos sexuais, abuso de poder
Experiência Transformadora
Sœur Marian Murcia, SFB
Esta abordagem é um instrumento de discernimento. É uma forma de ver a realidade a partir de quatro áreas de experiência: a experiência de ser pessoa, a experiência de estar num contexto, a experiência de fazer parte dum sistema, a experiência do Deus vivo envolvido nas quatro áreas da experiência humana. Estas quatro áreas funcionam como uma só, informando o discernimento dos acontecimentos na nossa vida pessoal ou na vida da Congregação. A liderança exige que estas quatro áreas da experiência humana sejam seriamente consideradas para uma direção e visão mais claras para o futuro.
Fomos levadas a perguntarem a si próprias em que ponto estamos como membros do nosso Conselho. Esta questão abre-nos portas e promove no conhecimento mútuo. Convida-nos também a estar atentos e a discernir a acção de Deus nas nossas áreas de experiência.
Criar um ambiente Seguro
Ir. Kelly Connors, canonista
A Ir. Kelly iniciou uma reflexão e discussão sobre a criação de um protocolo na Congregação para a segurança das crianças e das pessoas vulneráveis. É importante que os Institutos Religiosos tenham uma política escrita que forneça orientações claras sobre a melhor forma de garantir a segurança das pessoas de quem cuidamos, daqueles com quem colaboramos, nos nossos ministérios, e daqueles com quem vivemos dentro das nossas comunidades, tal como é chamado pela Igreja. Para criar o nosso próprio protocolo na Congregação nas /P/R/M, convidou-os a refletir sobre os valores fundamentais que defendemos na nossa Congregações, em particular no nosso carisma e missão. O protocolo tem de se basear nestes princípios e valores fundamentais para cultivar nos nossos respectivos ambientes um comportamento responsável. O que quer que façamos, ensina.
A Irmã Kelly convidou cada P/R/M a reflectir mais e aqueles que gostariam de colaborar na formulação deste protocolo a comunicarem com ela.
24 de Novembro
Apresentação das participantes, Oração inicial, Palavras de Boas-vindas e Ecologia integral: Laudato SI Que impacto na nossa vida pessoal e comunitária?
O grupo de língua espanhola e portuguesa do encontro interprovincial já começou!
São 34 participantes, membros das equipas da Administração provincial/regional e de missões, com as ecónomas respetivas de cinco países – Espanha, Portugal, Moçambique, Peru e Brasil, bem como a Administração geral que é responsável pela animação destes encontros.
A sessão começou com uma apresentação em vídeo dos participantes e uma oração inicial com o tema: JUNTAS RUMO AO FUTURO. A Madre Maria dos Anjos abriu oficialmente a sessão com as palavras de boas-vindas e deu-nos orientações para o nosso encontro, considerado como um Conselho alargado da Congregação. A sua mensagem abriu-nos o caminho para refletirmos e partilharmos.
Ecologia integral: Laudato SI
Que impacto na nossa vida pessoal e comunitária?
A Irmã Hortência Ubisse, membro do Conselho geral, partilhou a sua reflexão sobre o impacto da ecologia integral na perspectiva da ecologia humana e das nossas relações pessoais/sociais. As nossas relações estão interligadas e interdependentes. Construir uma comunidade humana saudável é construir um planeta saudável!
No final, a Irmã Maria del Mar da Província de Espanha apresentou o livro saído recentemente sobre Maria Rivier, Tudo por Amor! o livro foi publicado na comemoração dos 225 anos da nossa Fundação. As imagens, cores e expressões são concebidas para apelar a todos e a todas, de todas as idades, direcionado duma maneira especial aos jovens. O livro está traduzido em várias línguas: espanhol, inglês, francês, português e japonês. A cópia PDF do livro está disponível em https://225.vocacionpm.es/libro-225-aniversario/.