Sua Missão
"Quem me dera ter mil vidas..."
-Marie Rivier-
A partir do momento em que Maria Rivier sonhou com a sua “escola e o seu convento”, tomou consciência de que queria viver esta missão em comunidade com companheiras. A sua visão da missão não era a de estar só, mas com outros. Dizia frequentemente às suas futuras companheiras: “Juntemo-nos, e ensinaremos as crianças”. As suas companheiras descobriram a sua vocação através destas palavras da jovem fundadora (Mourret p. 101).
Como as escolas católicas estavam fechadas durante a Revolução Francesa, esta pequena- mulher de Deus fundou escolas e educou a fé das crianças da sua região na França. Ao mesmo tempo que se comprometia nas escolas com as crianças, ensinava catecismo na paróquia e cuidava dos pobres, dos órfãos e dos doentes. Ela dava igualmente cursos de religião às mães do seu tempo! Maria Rivier já estava a dar, às mulheres e às mães, os meios para encontrarem o seu legítimo lugar na sociedade e na Igreja. Ela tinha compreendido que a evangelização desempenha um papel essencial no desenvolvimento da humanidade.
Os primeiros apostolados de Maria Rivier e das suas companheiras desenvolveram-se e expandiram-se. Encontramo-los hoje em diferentes lugares da Congregação, presente em 19 países. A sua missão de fazer conhecer e amar Jesus Cristo adquiriu numerosos rostos ao longo dos seus 225 anos de existência. Enquanto houver um canto da terra onde Jesus Cristo não é conhecido e amado, as filhas da Mulher Apóstolo não podem descansar.
O seu fogo apostólico propagou-se, muito além da sua imaginação, por toda a França do século XVIII. Por ocasião da sua morte em 1838, Maria Rivier, esta pequena-mulher de Deus deficiente, já tinha fundado 141 escolas na região montanhosa da Ardèche. O seu exemplar compromisso missionário ao serviço do Evangelho conquistou o coração do Papa Pio IX que, em 1853, a proclamou Mulher Apóstolo.
Hoje, a missão da Mulher Apóstolo encontra o seu pleno florescimento na criatividade e engenhosidade das suas filhas. Com uma fidelidade criativa, as Irmãs da Apresentação de Maria continuam a fazer conhecer e a amar Jesus Cristo, adaptando-se constantemente às necessidades atuais, mantendo-se ao mesmo tempo fiéis à sua herança católica da fé cristã.
Presença da Apresentação de Maria
no Mundo