9 setembro
Hoje foi um dia de transição. O fim do Capítulo está a se aproximar e sentimo-nos gratos por termos realizado o que viemos aqui fazer.
O dia começou com a oração da manhã preparada pelas nossas Irmãs de Espanha.
Depois do pequeno-almoço, trabalhámos para dar os últimos retoques à Mensagem Capitular.

Depois Mudámos de atividade, passamos a endereçar a nossa gratidão a todas as pessoas que fizeram deste Capítulo uma experiência intercultural verdadeiramente cheia de caminhos de crescimento. Algumas das nossas Irmãs, muito criativas, organizaram as expressões de gratidão como se as pessoas a agradecer fossem convidadas num episódio de “PM TV”. Os locutores com criatividade e entusiasmo tocaram o público que exultou de alegria através de aplausos, ao som de tambor e até um pouco de dança. Cada uma das Irmãs expressou a sua gratidão àqueles que estiveram ao seu serviço durante o Capítulo. Houve um intervalo comercial feito por uma das nossas Irmãs do Senegal, que, de forma hilariante, anunciou as várias bebidas quentes e lanches que estavam disponíveis para nós durante todo o Capítulo. Ela tentou atrair o público falando nas cinco línguas da Congregação, incluindo o japonês, que ela inventou duma forma cómica.
Terminadas as expressões de gratidão aos participantes, passámos a agradecer ao nosso Deus generoso e renovador de vida. A celebração eucarística foi preparada e animada pelas nossas Irmãs de Gâmbia/Gana.
A tarde fomos a um santuário próximo, o de Nossa Senhora do Divino Amor. Este santuário presta homenagem a Nossa Senhora pelas intervenções em favor do povo romano, através de um fresco milagroso, que data de 1740. Juntos rezámos o terço em cinco línguas na igreja principal do santuário. Depois, sentindo o calor do dia, saboreámos com gratidão um gelado, oferecido pela Madre Maria dos Anjos.
Por fim regressamos ao Centro Ad Gentes um pouco antes do jantar, tomamos a refeição e nos retiramos, agradecidas por um dia muito agradável!
Ir. Diane Dube
Nemi, 09.09.2023