MARIA RIVIER Novena 2022

Que renovamento se faria em todo o corpo,
se todos nos aplicássemos ao conhecimento de Jesus Cristo,
se estudássemos este Grande Livro que forjou todos os santos.
- Madre Maria Rivier -

APRESENTAÇÃO

Com Maria Rivier no caminho das Bem-aventuranças. Rumo à canonização da nossa Fundadora, faremos da novena preparatória da sua festa, um tempo de escuta para redescobrir o apelo à santidade no mundo atual e responder generosamente a esse apelo. Em cada dia, acolheremos uma bem-aventurança, aprofundá-la-emos através da catequese do Papa Francisco e de pequenos excertos da sua Exortação Apostólica Guadete et Exsultate. Dia após dia, Maria Rivier exortar-nos-á a seguir resolutamente o caminho das Bem-aventuranças. A Igreja, através da liturgia, colocará sob os nossos olhos e nos nossos corações a Palavra de Deus, tesouro inesgotável e pão de vida.

Ao longo de todo este tempo de preparação para a festa do 3 de fevereiro, que viveremos de maneira especial, à luz da futura canonização da Madre Maria Rivier, escutemos. A nossa querida Madre fala-nos ao coração e à inteligência. Mostra-nos o caminho a seguir rumo à felicidade: Eu desejo que todas (os) vos renoveis e que percorreis a passos largos o caminho da santidade. Que este ano seja um ano de santidade para todas(os), que não percais uma só das vossas ações.

Avancemos na alegria, na ação de graças e no amor! Jesus está connosco. Nós contemplámos a sua glória, a glória que possui como Filho Unigénito do Pai, cheio de graça e de verdade (Jo 1,14).

Que a Virgem Maria nossa Mãe e Guardiã atraia sobre nós o Espírito de luz e de paz, para revelarmos a todos a esperança que nos habita.

A cada uma de vós, minhas queridas Irmãs, a toda a Família espiritual de Maria Rivier: Associados, Leigos consagrados, Juventude Rivier, Amigos e Colaboradores, desejo-vos uma fervorosa novena. Vivamos unidos na fé.

Em comunhão com as minhas conselheiras e com todo o meu afeto.

 

                               Irma Maria dos Anjos Alves, pm

                            Superior Geral

3 fevereiro
Nascimento para o céu da Bem-aventurada Maria Rivier

Tornai-vos Santos, apóstolos, verdadeiros discípulos de Jesus Cristo!

A santidade é acolher e pôr em prática, com a ajuda de Deus, esta profecia que revoluciona o mundo. Então podemos perguntar-nos: testemunho a profecia de Jesus? Expresso o espírito profético que recebi no Batismo? Ou será que me conformo com o conforto da vida e com a minha preguiça, pensando que tudo corre bem se estiver bem para mim? Levo ao mundo a novidade jubilosa da profecia de Jesus ou as queixas habituais por aquilo que não me agrada? Perguntas que nos fará bem fazer a nós próprios (Ângelus de 1 de novembro de 2021).

Tende paciência convosco mesma, minha filha, a santidade é igualmente possível para vós, como para os outros. A maioria dos santos tinham os mesmos defeitos, as mesmas repulsas; com a graça de Deus e uma vontade forte, eles venceram-se e tornaram-se grandes santos. Continuai a desejar ser santa e certamente o sereis, mas tende cuidado para não vos deixardes desencorajar. Sede firme em relação a isso (Carta 90-8).

Mt 11, 25-30: Tu as revelaste aos pequeninos.

Oração

Deus nosso Pai, para a Tua glória e salvação do mundo, suscitaste a Bem-aventurada Maria Rivier como uma chama ardente no meio do Teu povo. Nós Te suplicamos: queima os nossos corações de um amor apaixonado por Jesus Cristo, transforma as nossas comunidades pelo poder do Evangelho e faz de nós apóstolos de puro e infatigável zelo. Nos Te pedimos ..l.

8° DIA Felizes os que sofrem perseguição

Felizes os que sofrem perseguição

Palavra de Deus Lc 2, 22-40: Meus olhos viram a Salvação.

Sede generosa e fiel à graça e alcançareis a santidade que Deus pede de vós

(Carta 1214(11)-6)

A exclusão e a perseguição, se Deus nos concede a graça, tornam-nos semelhantes a Cristo Crucificado e, associando-nos à sua Paixão, são a manifestação da vida nova. Esta vida é a mesma de Cristo, que por nós homens e pela nossa salvação foi «desprezado e rejeitado pelos homens» (cf. Is 53, 3; At 8, 30-35). Aceitar o seu Espírito pode levar-nos a ter tanto amor no nosso coração, a ponto de oferecermos a vida pelo mundo, sem ceder a compromissos com as suas falácias e aceitando a sua rejeição… (Audiência de 29 de abril de 2020).

As perseguições não são uma realidade do passado, porque hoje também as sofremos quer de forma cruenta, como tantos mártires contemporâneos, quer duma maneira mais subtil, através de calúnias e falsidades. … Outras vezes, trata-se de zombarias que tentam desfigurar a nossa fé e fazer-nos passar por pessoas ridículas.

 

Abraçar diariamente o caminho do Evangelho mesmo que nos acarrete problemas: isto é santidade!

Sigamos o caminho real da Cruz, com todos os santos, e quando Deus nos põe à prova nas águas da tribulação e através de sofrimentos extraordinários, longe de nos deixarmos desanimar e desencorajar, regozijemo-nos em tomar parte nos sofrimentos de Jesus Cristo. O caminho das perseguições e dos sofrimentos é um caminho seguro para o Céu. Quando tivermos alguma dor, lembremo-nos que é por Jesus Cristo que sofremos e esta parecer-nos-á leve se tivermos muito amor por Ele (Meditações sobre as Bem-aventuranças).

Ó Madre Maria Rivier, alcançai-nos a graça do

espírito de adoração e de oferenda.

 

 

Oração

 

Qualquer pessoa abandonada, enferma ou envergonhada, injustamente encarcerada ou dolorosamente torturada, Tu estás com ela, Senhor, Tu que também foste injustiçado. Apoia os ativistas que lutam pela justiça e pela felicidade humana. Ajuda-me a não privar ninguém de consideração e amor. Dá-me a força, Senhor, de travar este combate, mesmo que seja à custa da minha tranquilidade. Ámen.

7° DIA Felizes os pacificadores

Felizes os pacificadores

Palavra de Deus - Mc 5, 21-43 Menina, sou Eu que te digo: levanta-te!

 

Desejo a todas (os) vós que vos renoveis e que caminheis a grandes passos nos caminhos da santidade

Carta 1034-5

Esta bem-aventurança faz-nos pensar nas numerosas situações de guerra que perduram. Da nossa parte, é muito comum sermos causa de conflitos ou, pelo menos, de incompreensões. …O mundo das murmurações, feito por pessoas que se dedicam a criticar e destruir, não constrói a paz.

Não é fácil construir esta paz evangélica que não exclui ninguém; antes, integra mesmo aqueles que são um pouco estranhos, as pessoas difíceis e complicadas, os que reclamam atenção, aqueles que são diferentes, aqueles que são muito fustigados pela vida, aqueles que cultivam outros interesses. É difícil, requerendo uma grande abertura da mente e do coração.

Semear a paz ao nosso redor: isto é santidade!

Para ter paz com Deus, duas coisas são necessárias: uma boa consciência e uma perfeita conformidade com a vontade divina. Para termos paz com o nosso próximo, devemos amá-lo, ter paciência, nada fazer e nada dizer que o possa prejudicar; devemos tratá-lo com delicadeza, não por conveniência ou desejo, mas por virtude. Para termos paz connosco mesmos, sejamos humildes, modestos… pois não há paz aqui embaixo sem guerra; e é por isso que devemos entrar em guerra com as nossas paixões (Meditações sobre as Bem-aventuranças).

Ó Madre Maria Rivier, alcançai-nos a graça

da criatividade no amor.

 

Oração

A Paz, Senhor, ajuda-nos a estabelecê-la dentro de nós próprios, não como um cessar-fogo ou um pacto, mas como uma conquista sobre as nossas fraquezas e contradições. Reconciliados connosco mesmos, iremos com os outros, e lutaremos com todas as nossas forças contra o privilégio, a opressão e a desordem estabelecida, pois não há Paz sem Justiça. Também não há nada sem Amor, sem o reconhecimento do outro, do indivíduo, da classe social, do povo ou da raça. Torna-nos, Senhor, mulheres e homens de reconciliação. Ámen.

DIA 6 Felizes os puros de coração

Felizes os puros de coração

PALAVRA DE DEUS: Mc 5, 1-20: Sai desse homem, espírito impuro!

Tudo para Deus, minha querida filha; segui o seu espírito e nunca o vosso caráter; estudai Jesus Cristo e segui os seus exemplos; eis o caminho seguro para chegardes à santidade

Carta 148-3

Para ver Deus não é preciso mudar de óculos ou de ponto de observação, nem mudar os autores teológicos que ensinam o caminho: é preciso libertar o coração dos seus enganos! Só este é o caminho. […]

Mas o que significa coração «puro»? O puro de coração vive na presença do Senhor, conservando no coração o que é digno da relação com Ele; só assim possui uma vida “unificada”, linear, não tortuosa, mas simples.

Manter o coração limpo de tudo o que mancha o amor:

isto é santidade!

Não se pode estar isento de todas as falhas nesta vida. A ligeireza, a irreflexão, a fragilidade, a inconstância fazem-nos cometer um número tão grande de faltas que não nos é possível contá-las…. Guardemos o nosso coração. Vigiemos atentamente os seus movimentos, mantenhamos sempre os olhos abertos para receber as luzes divinas e para descobrir as artimanhas do inimigo! Este deve ser o nosso primeiro cuidado; é o alicerce do edifício espiritual (Meditações sobre as Bem-aventuranças).

Ó Madre Maria Rivier, alcançai-nos a graça de

reaprender a escolher entre Jesus Cristo e o espírito do mundo.

 

Oração

Livra-nos, Senhor, da inveja, da ambição e da hipocrisia. Livra-nos do ressentimento e das segundas intenções, de todo o espírito calculista e competitivo, de todo o comportamento agressivo e defensivo. Pois a única forma de existir é amar e ser amado. Ó Tu que és Luz e Transparência, que o meu coração seja como água pura onde o céu se reflete. Que o meu olhar seja um raio de luz, e que através dele Tu sejas visto, Senhor. Ámen.

DIA 5 Felizes os misericordiosos

DIA 4 Felizes os que têm fome e sede de justiça

DIA 3 Felizes os mansos

Felizes os mansos

Sede fiéis à graça e caminhareis a passos largos na santidade.

Carta 548-8

Alguém poderia objetar: «Mas, se eu for assim manso, pensarão que sou insensato, estúpido ou frágil». Talvez seja assim, mas deixemos que os outros pensem isso. É melhor sermos sempre mansos, porque assim se realizarão as nossas maiores aspirações: os mansos «possuirão a terra», isto é, verão as promessas de Deus cumpridas na sua vida. Porque os mansos, independentemente do que possam sugerir as circunstâncias, esperam no Senhor, e aqueles que esperam no Senhor possuirão a terra e gozarão de imensa paz.

 

Reagir com humilde mansidão:

isto é santidade! 

 

O sábio tem o segredo de suavizar todos os males: a docilidade, a pobreza, a ignomínia, a prisão, o exílio, contradições de todo o género, desprezos e humilhações, tudo se torna suave para ele. E se perguntarmos qual é este segredo raro, maravilhoso e precioso? Aqui está: humildade e paciência são as duas companheiras da mansidão. Usemos este escudo quando algo nos choca. Nunca cedamos à raiva, à ofensa, apesar do mau humor, mas sim expulsemo-las – sem demora! (Meditações sobre as Bem-aventuranças).

 

Ó Madre Maria Rivier, alcançai-nos a graça

da mansidão e da humildade

MARCOS 4:21-25

PALAVRA DE DEUS

“Dizia-lhes ainda: “Traz-se porventura a candeia para ser colocada debaixo do alqueire ou debaixo da cama? Não é para ser posta no candeeiro?* Porque nada há oculto que não deva ser descoberto, nada secreto que não deva ser publicado. Se alguém tem ouvidos para ouvir, que ouça”. Ele prosseguiu: “Atendei ao que ouvis: com a medida com que medirdes, vos medirão a vós, e ain­da se vos acrescentará. Pois, ao que tem, se lhe dará; e ao que não tem, se lhe tirará até o que tem”.

São Marcos, 4 – Bíblia Católica Online

Oração

Oração

Vês, Senhor, a violência que abala o mundo, a violência das detenções arbitrárias e dos atentados, a violência da tortura e dos assassinatos, espetáculo vertiginoso do Apocalipse atual, cadeia interminável de horror e humilhação? Senhor, não nos deixes cair nesta armadilha. Liberta-nos da raiva e da agressão, do orgulho e do medo. Ensina-nos a amar os outros, todos os outros, mesmo quando eles se nos opõem. Ensina-nos a acreditar e a não dominar, ensina-nos a força dos pobres meios. Torna-nos pacíficos e não-violentos. Ensina-nos a desarmarmo-nos. Sabemos, Senhor, graças a Ti, que só podemos triunfar através do Amor. Ámen.

DIA 2 Felizes os que choram

1 DIA

Felizes os pobres em espírito

Sigamos todas (os) o caminho dos santos se queremos conduzir os outros na santidade.

– Carta 14-3) –

Jesus Cristo diz-nos: ser pobre é uma ocasião de graça; e mostra-nos o caminho para sair desta fadiga. É-nos dado o direito de sermos pobres em espírito, porque este é o caminho do Reino de Deus (Audiência de 5 de fevereiro de 2020).

Convidando-nos assim a uma vida também austera e essencial. Desta forma, chama-nos a compartilhar a vida dos mais necessitados, a vida que levaram os Apóstolos e, em última análise, a configurar-nos a Jesus, que, «sendo rico, Se fez pobre».

Ser pobre no coração, isto é santidade!

Se queremos pertencer ao número daqueles de quem o Filho de Deus diz: “Bem-aventurados os pobres de coração”, devemos separar-nos de todas as coisas e renunciar a elas com o coração e a vontade, não mais prodigalizar a nossa estima pelas honras e riquezas do mundo… Se amamos Jesus Cristo, o Esposo das nossas almas, pensaremos e falaremos como Ele! Diremos: “Bem-aventurados os pobres”, aqueles que deixaram tudo, para quem Deus é Tudo: que só se preocupam em adquirir riquezas para o Céu (Meditações sobre as Bem-aventuranças).

Ó Madre Maria Rivier, alcançai-nos a graça

de crescer na santidade da nossa vocação.

Palavra de Deus:
2Tm 1, 1-8 - Trago à memória a tua fé sem fingimento que se encontra em ti.

Oração

Livra-nos, Senhor, de tudo o que nos desordena, das nossas paixões e das nossas complacências, das nossas vaidades e das nossas riquezas, estas riquezas que de qualquer modo um dia perderemos. Ajuda-nos Senhor, a tornarmo-nos pobres, sem ostentação nem concessões, libertos de tudo, até mesmo das nossas ideias, livres de tudo, mesmo dos nossos costumes. Assim poderemos dar aos outros a totalidade da nossa atenção, e entrar desde agora, leves e transparentes, na alegria do Teu Reino. Ámen.

My Agile Privacy
This website uses technical and profiling cookies. Clicking on "Accept" authorises all profiling cookies. Clicking on "Refuse" or the X will refuse all profiling cookies. By clicking on "Customise" you can select which profiling cookies to activate.
Warning: some page functionalities could not work due to your privacy choices