História da Apresentação de Maria no Brasil

A Congregação da Apresentação de Maria se estabeleceu no Brasil em 1986, para dar a conhecer e a amar Jesus Cristo e sua Mãe, indo de preferência aos mais pobres.

Após seis anos de ajuda prestada pelas as irmãs Sacré Coeur de Jésus (Jacqueline Hardy), Maria Cecília de Jesus Silva e Maria Celeste Gonçalves de Freitas (Gorete), ao Côgeno Mata (Padre João Pedro Baptista da Mata) na fundação e estruturação da obra “Aldeia da Paz”, e formação de religiosas para o seu instituto, o bispo da Diocese de Anápolis, Dom Manuel Pestana Filho, solicita a permanência da Congregação em sua Diocese.

Desta forma foi Erigida a primeira Comunidade da Congregação da Apresentação de Maria, na cidade de Abadiânia, – situada entre Goiânia (capital do estado de Goiás) e Brasília (capital do País) em março de 1986.

O zelo de Maria Rivier ardia no coração das irmãs que não tardaram em começar a missão: visitas às famílias, formação para catequistas, catequeses para todas as idades, acolhimento das crianças menos favorecidas em pequenos espaços, até conseguirem um local próprio, com mais espaço e comodidade – o Centro de Educação Infantil Ana Maria Rivier.

A obra de acolhimento das crianças e adolescentes, em Abadiânia, foi crescendo dia após dia, tendo como mantenedora a Associação Madre Maria Rivier, criada para dar uma pessoa jurídica à obra.

A missão se expandia, e começou-se o trabalho vocacional e o grupo dos Associados Maria Rivier, e assim, chegaram mais irmãs para reforçar a comunidade.

Com o tempo passando, novas casas foram erigidas.

A Segunda Comunidade (03-02-1990) se formou em um dos bairros periféricos da Cidade de Anápolis – Vila Fabril. A missão das irmãs foi: ajudar na estruturação paroquial, catequeses, formação para catequistas, visitas às famílias e doentes, trabalhos manuais com as crianças e pastoral vocacional. Foi fundado também o grupo dos Associados Maria Rivier.

 

 

A Terceira comunidade foi Erigida, em Miranápolis, zona rural de Anápolis, no dia 21-11-1998. Embora sendo noviciado, as irmãs levadas pelo Zelo assumiram atividades pastorais em uma capela da Paróquia Santa Rita de Cássia. No início de 1999, houve a entrada de duas jovens. Na festa da Apresentação de Maria desse ano, as duas iniciaram seu noviciado e a primeira vocação brasileira fez a sua profissão temporária. A missão brasileira começou a dar frutos…

A quarta comunidade – São José – se estabeleceu-se a 19-03-2001, porém, a sua principal atividade, se iniciara um ano antes na direção da Creche Paroquial. A essa atividade juntou-se também a coordenação paroquial da catequese, catequeses, trabalhos manuais com crianças e adolescentes. O Amor a Jesus e à Santíssima Virgem vai sendo atiçado no coração das crianças, jovens e colaboradores.

Aproximando-se dos 25 anos de fundação no país, as irmãs sentiram que era hora de ousar fundar em outra Diocese. Assim, é Erigida a quinta comunidade na Diocese de Itumbiara, na cidade que dá o nome à Diocese. A missão inicial da comunidade foi a coordenação diocesana da catequese. Na Paróquia Nossa Senhora das Graças, onde estão instaladas, as irmãs assumiram a coordenação paroquial da catequese, visitas às famílias e aos doentes e colaboravam na pastoral vocacional diocesana.

Com a graça de Deus, o Espírito Santo foi soprando e impulsionando o Carisma de Maria Rivier em terras brasileiras.

HOJE

 

 

O Brasil é um país com o maior número da população católica, ele possui aproximadamente 278 circunscrições eclesiásticas. Embora haja uma ótima aceitação da religião e muitos que se dizem católicos, sente-se a necessidade de uma evangelização mais profunda, que favoreça um encontro pessoal com Cristo e forme discípulos missionários,[1] pois muitos desconhecem a doutrina que se dizer professar. Assim a cada dia se torna mais urgente o anúncio explícito do Evangelho com o Carisma de Maria Rivier.

 

Essa urgência arde no coração das irmãs PM no Brasil e estando presente em três cidades (Abadiânia, Anápolis e Itumbiara), procuram com zelo ser uma vida de Maria Rivier.

A presença da Apresentação de Maria está no Coração do Brasil, ou seja as três cidades onde as irmãs se fazem presentes estão situadas no estado de Goiás.

Goiás é um dos estados brasileiros que integram a região Centro-Oeste do país. O estado conta atualmente com 7,1 milhões de habitantes, sendo sua capital, Goiânia, o município mais populoso. É de clima Tropical.  Consiste na segunda economia da região, com destaque para a produção agropecuária e de etanol.

 

Abadiânia

Abadiânia – é a cidade onde se erigiu a primeira Comunidade da Apresentação de Maria, está situada entre duas capital Goiânia (a 80 km) e Brasília (94 km) e contava com 20 042 habitantes no último censo (2011).

Na Comunidade de Abadiânia, a missão principal é a escola Ana Maria Rivier, porém as irmãs colaboram também com a coordenação da catequese paroquial; e tem ai o grupo dos Associados Maria Rivier. É composta por quatro irmãs: Ir. Maria Gorete, Ir. Maria Isabel, ir. Luzia Dinalda, ir. Eugênia Rodrigues

A Escola Ana Maria Rivier, não parou, e com esforço de todos entrou no ensino digital com as aulas online; continua a dar pão a quem tem fome, transformando os gêneros alimentos destinados as refeições na escola em sextas básicas para as famílias atendidas. As reuniões com colaboradores, algumas se fez online e outras já presencial seguindo as orientações. A catequese também entrou na era digital e não parou. O anúncio do Evangelho se fez online. As reuniões com grupos de associados pararam devido a ter alguns membros do grupo de risco, porém está retornando com os devidos cuidados.

Anápolis

Anápolis – é um município brasileiro do interior do estado de Goiás, situado a 50 km da capital – Goiânia, com uma população estimada em 391,772 habitantes, constitui-se no terceiro maior município do estado em população e sua segunda maior força econômica.

Em Anápolis, teve três comunidades, atualmente tem-se duas:

Comunidade da Vila Fabril, que foi fechada no final do ano de dois mil e oito, por ter já sua missão cumprida. Porém o grupo dos Associados Maria Rivier permanece firme, no momento os encontros estão suspensos em preparação para o retorno presencial;

Comunidade de Miranapolis, que continua acolhendo as irmãs para os retiros mensais e anual. Tem com mais frequência a celebração Eucarística. A Catequese na paróquia santa Rita está acontecendo como catequese familiar (são poucas crianças – o padre está orientando os pais).

A Pastoral Vocacional teve que se reinventar, adaptar e inovar, pois a maioria dos eventos sofreram alterações. As irmãs responsáveis impulsionadas pelo amor e pela graça de Deus, continuaram a missão no ardor e alegria. Os atendimentos individuais se fazem online ou presencial com as devidas precauções, assim como os encontros e piqueniques vocacionais, se presencial acontecem com restrição de participantes. Outros eventos como terço Vocacional, bate papo e animação do grupo de vocacionadas tem acontecido online. A Congregação se faz na Pastoral Vocacional do regional centro- oeste com a presença da irmã Aline que exerce o secretariado do mesmo, e assim organiza e faz acontecer os eventos online, ou alguns presenciais seguindo as recomendações.

Comunidade de São José – como no ano 2015 foi encerrada a missão na Creche paroquial e na coordenação da catequese, a comunidade assumiu nova missão – casa de estudantes (irmãs jovens em estudo) devido a sua ótima localidade na cidade de Anápolis.

Itumbiara

Itumbiara – (nome do tupi-guarani – significa caminho para a cachoeira), se localiza no limite do Estado com Minas Gerais. A divisão é feita pelo Rio Paranaiba, no qual acontece uma procissao fluvial em honra a Nossa Senhora das Graças desde  1960. Situa-se ao sul da capital do estado, Goiânia (204 km) com aproximadamente 104 742 habitantes.

 

A Comunidade de Itumbiara, composta pelas irmãs: Teresa do bom Pastor, Nelma Cristina e Terezinha Nogueira. A missão da comunidade é a coordenação da catequese paroquial, catequese, visita as famílias e aos doentes; acompanhamento de três equipes de Nossa Senhora (equipe de base), orientação do grupo de Associados Maria Rivier, e com eles formam grupos de canto para animar a Eucaristia na Capela nossa Senhora da Saúde.

A Missão do Brasil sente orgulhosa por já ter enviado uma missionaria – irmã Lourdes de Fatima, que atualmente realiza seu chamado junto as irmãs na casa provincial em Portugal.

As filhas de Maria Rivier permanecem firmes ateando o fogo de Jesus Cristo nestas terras do Brasil, sendo Evangelho aberto onde todos possam ler Jesus Cristo.