Visite de la Mère Générale au Mozambique
Tudo Para Deus! Tudo pelo Santo Amor!
Província de Moçambique
No passado do 29 de Dezembro de 2026, a nossa madre Maria dos Anjos Alves efetuou uma visita a Moçambique com objectivo de orientar o retiro anual de oito (8) dias, a contar de 01 a 09 de Janeiro.

Mas antes de iniciar o retiro tivemos alguns eventos, tais como a visita do núncio apostólico em Moçambique no dia 30 de Dezembro, a fim de conhecer a província uma vez que estivemos todas na casa provincial. Depois de presidir a Eucaristia, dirigimo-nos a sala da comunidade para um encontro de diálogo aberto com as Irmãs. Porém, antes disso a superiora provincial, Ir. Maria dos Anjos João apresentou a situação actual da Província, ao que o Núncio agradeceu por todo trabalho pastoral exercido pelas Irmãs durante 85 anos.
Núncio mostrou-se preocupado com a situação política de Moçambique assim como do terrorismo que tem dizimado vidas humanas numa das províncias da zona norte do país. Referiu que o Papa foi o primeiro a falar alto sobre a situação do terrorismo em Cabo delgado. A Igreja em Moçambique é jovem por isso inspira muita Esperança. Gostou muito da organização, empenho e participação de muitos jovens na jornada nacional da juventude, referiu o núncio.


No dia 01 de Janeiro, após o jantar iniciamos o retiro anual orientado pela nossa Madre Maria dos Anjos Alves. A Madre, na sua pregação repetiu várias vezes que somos todas de Deus, viemos pra estar com Jesus, para aprender Dele e anunciá-Lo.


Depois do retiro e para aproveitar a presença de toda Província na casa provincial, celebramos os 25 anos da vida consagrada da Ir. Maria dos Anjos João. A celebração eucarística foi presidida por Dom Germano Grachane que felicitou a irmã pela fidelidade de Deus na sua vida e caminhada, bem como renovação para continuar a servir com alegria e generosidade. Confiamo-la à Virgem Maria, patrona da nossa Congregação.

Na manhã do dia 12 de Janeiro, a nossa querida Madre partiu de regresso a casa geral. E as 10h do mesmo dia iniciou a assembleia provincial na capela com a explicação do tema Com Maria nossa Mãe e guardiã vivamos a comunhão à imagem da trindade através da nossa vida consagrada.” Após isso, procedeu-se com apresentação e explicação dos símbolos correspondentes ao tema: a regra de vida, Vela acesa, a bíblia e o quadro da trindade, que no fim da celebração de abertura levamo-los em procissão para sala da comunidade onde decorrem as seções da nossa assembleia.
No dia 15 de Janeiro na celebração Eucarística das 7h, tivemos as Irmãs Ciélia Mendes, Florência dos Santos e Loide Baptista, renovaram os seus votos de Castidade, Pobreza e obediência. Que a Virgem Maria nossa Mãe e Guardiã as guarde sempre fiéis a Deus e a Igreja.

Ainda no mesmo dia 15, as 18 horas, encerramos as actividades da assembleia provincial com a celebração de envio, recebendo cada uma, das mãos da Ir. Teresa Carolina de Carvalho uma velinha e a síntese da assembleia bem como da animação espiritual à luz relatório do último do capítulo geral.
Moçambique, Janeiro 2026
Ir. Carla Matsinhe, p.m.