Ecos da missão: PROVÍNCIA DE PORTUGAL

Ecos da missão: PROVÍNCIA DE PORTUGAL

 

Pastoral Juvenil e Vocacional

Este ano pastoral de 2019/2020, que nos foi dado viver, trouxe-nos muitos desafios na Pastoral Juvenil e Vocacional. Apesar dos muitos limites, próprios da situação pandémica que temos vindo a viver, foi sendo possível dar alguns passos, mesmo se mais pequenos e discretos.

Demos início a dois novos projectos, no âmbito da Pastoral Juvenil e Vocacional: Chá das 5h com o Papa Francisco, onde um pequeno grupo de jovens se juntam duas vezes por mês, para reflectir sobre documentos do Papa Francisco e durante a quarentena juntamo-nos para rezarmos o terço.

Começamos também a dar os primeiros passos na construção de um projecto ligado à ecologia e espiritualidade. A primeira iniciativa chamada “laranja amiga” consistia em acolher um grupo de voluntários, com a missão de ajudar-nos a colher as laranjas, no pomar da casa provincial, para depois poderem ser distribuídas por pessoas, instituições que pudessem usufruir gratuitamente deste dom, dado por Deus. Para além disso, fomos tendo momentos de reflexão, de sensibilização sempre ligados à questão ecológica.

A Juventude Rivier procurou igualmente reinventar-se e encontrar formas de continuar o caminho. No mês de novembro, fomos desafiados a nível da organização das Jornadas Mundiais da Juventude, que terão lugar em Lisboa e 2023, a desenvolvermos uma actividade de missão. Assim sendo, a Juventude Rivier reuniu-se via zoom, para preparar um guião de entrevistas em vista de conversar com uma enfermeira sobre os cuidados paliativos. Numa sociedade em que se fala tanto da eutanásia, a missão da Juventude Rivier foi falar sobre a vida. Para além dessa actividade mais ao nível da paróquia, recebemos também o convite para fazermos adoração pelos seminaristas da Diocese, no seminário de Almada.

E pouco a pouco, há uma pequena equipa constituída por uma irmã e 4 jovens, que têm vindo a receber formação sobre o nosso carisma, missão e espiritualidade, para poderem ajudar-nos na missão da Pastoral Juvenil e vocacional. 

Os desafios fazem-se sentir, mas as graças do Senhor ainda mais. Tem sido um ano de ação de Graças, pois em tudo vemos a mão de Deus a fazer-nos avançar com confiança no futuro.

 

shares